Notícias

11/01/2024

Quem compra imóvel 100% à vista? Resultado de pesquisa pode surpreender (Valor Investe)

Em pesquisa do grupo OLX, pouco menos da metade dos entrevistados afirma que quer pagar o valor integral, sem recorrer a empréstimo

Uma pesquisa realizada pelo Grupo OLX, que engloba as marcas ZAP, Viva Real e OLX Imóveis, aponta que 47% daqueles que têm intenção de comprar um imóvel querem pagar o valor integral à vista. Desse público, 11% pagaria tudo só com o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

 

Embora a maioria (51%) dos participantes indique que precisaria de um financiamento imobiliário, uma fatia de quase metade afirma que não busca crédito para selar a compra. O financiamento imobiliário é um compromisso de longuíssimo prazo, com taxas de juros mais baixas, mas que ainda tem um grande impacto no valor final do empréstimo. Ele é comum justamente porque o custo dos imóveis é muito elevado e, portanto, difícil de ser alcançado pelo maioria das pessoas, sobretudo os mais jovens.

 

“É compreensível que o financiamento imobiliário seja a forma de pagamento pretendida pela maioria, pois para 53% a compra é referente ao primeiro imóvel, e 64% dos respondentes têm menos de 40 anos, ou seja, é um público que ainda está se estabelecendo financeiramente e começando a construir o seu patrimônio, portanto, adere em peso a modelos de pagamento de médio e longo prazo”, afirma, em nota, Marcos Leite, diretor Geral de Imóveis do Grupo OLX.

 

O consórcio/carta de crédito é um recurso que apenas 16% recorreriam, alguns que já possuem a carta quitada e outros que ainda estão pagando as prestações.

O levantamento, que ouviu 1.200 pessoas entre 14 e 22 de novembro de 2023, mostrou ainda que mais de 40% daqueles que querem comprar um imóvel demoram mais de 12 meses para realizar a operação, desde a busca até fechar negócio.

 

Os portais imobiliários e sites de anúncios são o modo mais recorrente de busca por imóveis, correspondendo a mais da metade do modo de procura de compra ou aluguel. “A pesquisa confirma a tendência de uma jornada cada vez mais digital, com classificados e portais dominando os canais de busca. São opções que conferem mais autonomia, praticidade e eficiência ao usuário”, destaca o executivo.

 

Quanto ao mercado de aluguel, o depósito caução é a opção de garantia de pagamento cogitada por 39%, enquanto 23% ainda não sabem ou não decidiram qual forma de garantia irão escolher.

FONTE: VALOR INVESTE