23/08/2024

Abecip cobra restabelecimento de regras para emissão de LCI (Valor Econômico)

Retorno às normas anteriores às mudanças feitas pelo CMN é essencial para desenvolvimento imobiliário, segundo presidente

O presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Sandro Gamba, disse hoje que o restabelecimento das regras para a emissão das Letras de Crédito Imobiliário (LCI) é “essencial” para o desenvolvimento do crédito imobiliário. A fala foi feita durante a abertura do evento Abecip Summit, realizado em São Paulo.

“Os desafios do funding serão enfrentados e o mercado encontrará os melhores caminhos pra isso”, afirmou Gamba, destacando a queda de cerca de 50% na captação com LCIs nos últimos meses.

Em fevereiro, o Conselho Monetário Nacional (CMN) mudou as regras para emissão de títulos incentivados – incluindo as LCIs. A nova norma vedou a captação de recursos para o crédito imobiliário por meio de novas emissões com lastro em operações de empréstimos garantidos por alienação fiduciária ou hipoteca concedidos a pessoas jurídicas. Além disso, aumentou o prazo de vencimento dos títulos de nove para 12 meses

Na época, a Abecip criticou a alteração. Em nota, afirmou que “de modo geral, as medidas não devem contribuir para crescimento do funding do crédito imobiliário, aumentando o desafio de fortalecer as fontes alternativas aos recursos da poupança e do FGTS”.