Notícias

01/02/2017

Abrasce estima expansão de 5% no faturamento dos shopping centers neste ano

No ano passado, o crescimento foi de 4,3%, uma queda real, já que a inflação medida pelo IPCA foi de 6,3%

São Paulo - O setor de shopping centers deve ter alta de 5,0% no faturamento em 2017, o que representa um possível crescimento real positivo, isto é, acima da inflação prevista para o ano, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). No ano passado, o crescimento foi de 4,3%, uma queda real, já que a inflação medida pelo IPCA foi de 6,3%.
 
"O resultado de 2016 está longe de ser maravilhoso, mas foi sólido, com crescimento de vendas, número de lojas e empregos", avaliou o presidente da Abrasce, Glauco Humai. Ele comentou que o impeachment da presidente Dilma Rousseff contribuiu para um "maior conforto do mercado", proporcionando maior previsibilidade sobre os rumos políticos e econômicos do País, o que favoreceu a realização de investimentos. "O setor de shoppings queria que o imbróglio político que estrangulava o País terminasse", observou 
 
Humai avaliou que o pior momento da economia já ficou para trás, embora algumas variáveis ainda possam gerar novas turbulências, como os desdobramentos da operação Lava Jato, as medidas de ajuste fiscal que aguardam aprovação no Congresso, e decisões tomadas pelo governo de Donald Trump nos Estados Unidos. Ainda assim, a expectativa é que haja crescimento no nível de confiança de empresários e consumidores neste ano. 
 
"Não estamos otimistas para 2017, mas sim realistas, considerando uma evolução do cenário desde 2016 para cá. O ano de 2017 deve ser mais tranquilo".  

FONTE: O ESTADO DE S. PAULO