As ações do setor imobiliário da China subiram acentuadamente nesta terça-feira (21), na esperança de que o setor conte com medidas políticas mais favoráveis, após reportagem da mídia local afirmar que as autoridades chinesas elaboram lista de incorporadoras elegíveis para obter financiamento.
O Índice de Propriedades do Continente Hang Seng saltou 5,4%. A Sunac China subiu 20%, para 2,80 dólares de Hong Kong (US$ 0,36), a Longfor Group Holdings ganhou 7,2% e a China Vanke subiu 5,3%.
Uma lista de 50 incorporadoras estatais e privadas orientará as instituições financeiras no fornecimento de apoio através de empréstimos bancários, dívida e financiamento de capital, disse a Bloomberg, em relatório divulgado na segunda-feira (20), citando fontes familiarizadas com o assunto.
China Vanke, Seazen Group e Longfor Group estão entre as empresas da lista preliminar, de acordo com o relatório da Bloomberg.
As autoridades chinesas, incluindo o Banco Popular da China, a Administração Nacional de Regulação Financeira e a Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China, disseram às instituições financeiras em reunião na sexta-feira (17) que apoiassem os promotores imobiliários na concessão de empréstimos, na emissão de títulos e na garantia de financiamento de capital razoável.
As instituições financeiras devem “atender às necessidades razoáveis de financiamento das empresas imobiliárias de diferentes proprietários”, segundo o comunicado. O setor imobiliário da China continua sendo um grande obstáculo à economia, com projetos paralisados e grandes empresas com problemas financeiros.
Apesar de uma série de medidas de apoio, as vendas de casas em valor caíram 3,7% nos primeiros 10 meses do ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, mostraram dados oficiais na última quarta-feira (15).