Notícias

23/06/2023

Apartamentos de três quartos são os mais procurados em Curitiba (Bem Paraná)

Os apartamentos de três dormitórios lideraram as vendas de imóveis residenciais usados em Curitiba em maio de 2023, aponta o levantamento mais recente do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar)

Os apartamentos de três dormitórios lideraram as vendas de imóveis residenciais usados em Curitiba em maio de 2023, aponta o levantamento mais recente do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), integrante do Sistema Secovi-PR, sobre o setor na cidade.

 

Esse tipo de imóvel respondeu por 31,8% das negociações na capital paranaense no período, indicando a preferência dos curitibanos por unidades maiores. Em seguida, no top três, vieram os apartamentos de dois quartos (25,4%) e os de um (16,9%).

“No quinto mês do ano, o índice de Vendas de Usados Sobre Oferta [VUSO] foi de 4,9%, similar ao que se teve no mesmo mês do ano passado, quando a taxa foi de 4,8%, e ao que temos observado nos últimos meses. A média de 2023, até o momento, é de 4,7%. Significa que o mercado está operando num patamar alto e estabilizado”, comenta o presidente do Inpespar, Luciano Tomazini.

O ticket médio dos imóveis residenciais usados em Curitiba também se encontra estável num nível elevado. Em maio, o valor total, que engloba imóveis residenciais, comerciais e terrenos, foi de R$ 405.622,75, aumento de 7,8% em comparação com abril, quando o ticket médio dos usados na cidade foi de R$ 376.424,73.

 

“Também é interessante destacarmos que, apesar das taxas de juros mais elevadas, o financiamento continua sendo bastante utilizado, indicativo de que ainda há crédito disponível no mercado. Em maio, 65,2% dos compradores optaram por essa forma de pagamento, bastante parecido com o que tivemos em abril, quando 65,7% das transações ocorreram mediante financiamento”, pontua Josué de Souza, vice-presidente de Comercialização Imobiliária do Secovi-PR.

Bairros mais procurados – Seguindo a mesma tendência do mês passado, o Centro foi o bairro que despertou maior interesse dos novos proprietários de imóveis residenciais usados em Curitiba, respondendo por 11,4% das negociações. Pinheirinho e Portão ficaram empatados em segundo lugar, com 4,5% cada. Destaque ainda para Bairro Alto (4%), Água Verde (3,5%), Bigorrilho (3,5%), Cristo Rei (3,5%), Novo Mundo (3,5%) e Hauer (3%). 

FONTE: BEM PARANá