Notícias

26/08/2016

Atividade do setor imobiliário cai 9,2% de janeiro a julho, conforme IACI

O desempenho das incorporadoras de capital aberto ficou em linha com o do mercado total.

A atividade de construção imobiliária medida por metros quadrados erguidos teve queda de 9,2% de janeiro a julho, na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme o Índice da Atividade da Construção Imobiliária (IACI), parceria entre a Neoway Criactive e a Tendências Consultoria. O desempenho das incorporadoras de capital aberto ficou em linha com o do mercado total.

A retração reflete o menor volume de lançamentos dos últimos anos, segundo a diretora da vertical da Construção da Neoway, Cristina Della Penna. O IACI inclui os segmentos residencial, de escritórios comerciais, hotéis e outros - shopping centers, hospitais e escolas.

De janeiro a julho, na comparação anual, houve queda de 18% no segmento de hotéis e redução de 17% no segmento outros, puxada, principalmente, por shopping centers. No segmento comercial, houve retração de 14% e, no residencial, recuo de 10%.

O indicador apontou redução de 13% nos padrões médio, médio-alto e alto e queda de 5% na construção para a média-baixa renda e no segmento de habitação de interesse social.

A pesquisa de lançamentos abrange o período de janeiro a maio e aponta retração de 50,8% em relação aos cinco primeiros meses de 2015 em metros quadrados. A maior queda foi na área hoteleira (82%), seguida pelo comercial (72%), pelo segmento outros (61%) e pelo residencial (47%). Em número de unidades, o segmento residencial lançou 43,3% a menos.

O IACI projeta redução de 32,6% nos lançamentos neste ano, após retração de 26,2% em 2015. Para 2017, a estimativa é de aumento de 36,8% nos lançamentos. 

FONTE: VALOR ONLINE