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07/12/2021

Barra da Tijuca renasce como a campeã de vendas no Rio

Nos últimos quatro anos, 56 incorporadoras lançaram 174 empreendimentos no município

Nos últimos quatro anos, 56 incorporadoras lançaram 174 empreendimentos no município do Rio, em um total de 31 mil unidades, com um VGV de R$ 10,68 bilhões. Com viés de crescimento, o mercado imobiliário observa o renascimento de um tradicional campeão de vendas: a Barra da Tijuca. Dados da Ademi-RJ e do Sinduscon-Rio, divulgados na pesquisa “Lançamentos residenciais na cidade do Rio de Janeiro 2017-2022”, mostram que o carioca voltou a se encantar pelo bairro que lidera o “top ten” dos recantos favoritos do Rio. Na sequência, vêm Botafogo, Flamengo, Campo Grande, Leblon, Santa Cruz, Tijuca, Taquara, Guaratiba e Recreio dos Bandeirantes.

 

A progressão do mercado na Barra, de 2017 até hoje, mostra o quanto o bairro vem recuperando fôlego. Em 2017, na ressaca do período olímpico, foram lançadas 12 unidades. Em 2018, 272; em 2019, 170; e em 2020, no auge da pandemia, apenas 39. Este ano, já são 746 unidades. O bairro é um líder à altura do setor que, ao que tudo indica, está finalmente deixando para trás os anos difíceis.

 

— A Barra segue na liderança. Mas é importante observar o baixo volume de estoques dos lançamentos de 2021 em todo o Rio. A cidade, de modo geral, está com bastante liquidez — afirma o presidente do Sinduscon-Rio, Claudio Hermolin, informando que o VGV do bairro neste ano é R$ 1,285 bilhão.

 

Com tanta demanda, novos players buscam se posicionar nesse mercado. A imobiliária digital ON Brokers acaba de chegar à Barra com uma carteira de cerca de 500 imóveis e tíquete médio de R$ 7 milhões. O Opportunity Fundo de Investimento, outro estreante na região, acaba de lançar o All Jardim Oceânico, com 120 unidades. Quem também “chegou chegando” na Barra da Tijuca é a Patrimar. A tradicional incorporadora mineira lançou o Oceana Golf, com quase R$ 1 bilhão em VGV, e vendeu 80% da primeira fase em 48 horas, em outubro. O residencial tem 246 apartamentos, divididos em seis torres de 23 andares.

 

— Foi tão rápido que antecipamos todas as fases de lançamento para apenas 45 dias após a primeira. Isso só reforça o quanto fomos bem aceitos pelo carioca — diz o diretor Comercial e de Marketing do Grupo Patrimar, Lucas Couto, informando que a empresa tem mais dois terrenos na região.

 

Qualidade de vida

 

Na Península, a Canopus vai erguer o Be.Península. Somente no último fim de semana do lançamento, foram 60 unidades vendidas: apartamentos de duas suítes com 75 metros quadrados ou de três suítes com 96 metros quadrados.

 

— De uns tempos para cá, começamos a identificar uma escassez de imóveis na Península, tanto para vender quanto para alugar. E, com a pandemia, a demanda só aumentou. Muitas famílias, principalmente da Zona Sul, estão buscando qualidade de vida ímpar, com muito lazer e área verde — observa o superintendente Comercial da Canopus, Thiago Hernandez.

 

A RJZ Cyrela, por sua vez, está com quatro lançamentos no bairro: Latitud, Mudrá, Orygem e o Laguna, no Riserva Golf, ampliando um portfólio que começou a ser construído há 20 anos e que já conta com 18 residenciais entregues. O diretor Comercial da empresa, Marcel Vieira, percebe uma mudança no perfil de imóvel que os compradores buscam.

 

— Os empreendimentos estão mais sofisticados. Há uma preocupação maior com conforto, experiências e possibilidades de customização, e também em oferecer soluções variadas para facilitar a vida do morador — explica. 

FONTE: O GLOBO