Notícias

24/08/2022

Brasileiros passam a dar mais importância a áreas de lazer de condomínios com a pandemia (G1)

Diante das tendências de comportamento, empreendimentos em Sorocaba (SP) apostam em opções voltadas à saúde e ao bem-estar dos moradores

Mais de 73% dos brasileiros passaram a enxergar suas casas de forma diferente após o início da pandemia de Covid-19, valorizando características que antes eram consideradas menos relevantes. É o que aponta uma pesquisa realizada pela plataforma digital de moradia QuintoAndar, em parceria com o instituto Offerwise.

De acordo com o levantamento, 28,4% das pessoas começaram a dar mais importância para as áreas verdes ao redor dos imóveis, enquanto 25% passaram a valorizar mais as áreas de lazer.

O analista financeiro Everton Mollemberg, 32 anos, adquiriu um apartamento num condomínio da região, que será entregue em 2024. Ele disse que preferiu esse tipo de moradia exatamente pelos benefícios que terá com os itens de lazer, onde poderá aproveitar com seus filhos, além dos espaços para pets.

 

“Quando nos foi apresentado o condomínio, vimos a oportunidade de possuir itens de laser, tais como academia, bar, piscina... e o que eu peguei possui varanda com churrasqueira. Estou muito feliz, pois eu e minha família teremos tudo em casa com segurança. Poderemos passear com as crianças e até pensar em ter um pet novamente, uma vez que o condomínio vai ter um espaço exclusivo para quem tem animais”.

Diante dessas tendências de comportamento, o mercado imobiliário vem se adaptando para oferecer condomínios com opções cada vez mais completas e que fujam do óbvio para as práticas voltadas à saúde e ao bem-estar dos moradores, como é o caso de uma construtora que planeja seus empreendimentos pensando em atender às necessidades atuais e futuras das pessoas no interior paulista.

 

"As pessoas não querem mais só um lugar para morar. Elas buscam espaços que possam proporcionar conforto, segurança e qualidade de vida para suas famílias. Por isso, o nosso foco hoje são os condomínios com clubes de lazer, que oferecem diferentes opções para todos os gostos e idades", comenta Vanessa Domingues, gerente de marketing da construtora.

Com a pandemia, a preocupação com a saúde também vem crescendo cada vez mais. Isso impacta nos projetos imobiliários da construtora, que, além de academia, passou a oferecer outros tipos de espaços para os moradores se exercitarem dentro dos próprios condomínios.

 

Os empreendimentos atendem tanto às pessoas que gostam de caminhar e correr quanto àquelas que praticam diversos tipos de esporte, como futebol, futsal, basquete, vôlei, tênis e beach tennis. Ao escolher um local para morar, as famílias ganham o acesso a uma série de possibilidades para levar mais qualidade de vida à rotina.

Condomínio com mais de 20 itens de lazer

Um exemplo de empreendimento que está ligado à tendência fica no Parque dos Ingleses, zona oeste de Sorocaba (SP). Ele é dividido em dois condomínios de apartamentos: um, que possui opções de dois dormitórios com até duas suítes e plantas de 59 a 119 m²; e outro, que oferece apartamentos de três dormitórios, sendo uma suíte, de 69 a 142 m².

 

As unidades contam com varanda gourmet e até duas vagas de garagem, além de porta passa pet, tomadas com entrada USB no living e dormitórios, infraestrutura para instalação de ar-condicionado na suíte principal e no living, água quente nos banheiros e piso nivelado entre a sala e o terraço. Os moradores ainda podem personalizar seus apartamentos com acesso biométrico, automação residencial, kits de acabamentos e outras facilidades.

 

Seguindo as tendências do mercado imobiliário pós-pandemia, o complexo de lazer do empreendimento foi pensado dentro do conceito de resort, com itens que proporcionarão experiências diversas aos moradores, como piscina para adultos com prainha e raia de 25 metros, piscina infantil, pool bar, beach tennis, espaço fitness, salão de festas com espaço gourmet, quadra de tênis, pet place, bangalôs, quiosques, playground, academia, brinquedoteca, entre outros.

 

Os diferenciais das áreas comuns ficam por conta da praticidade e sustentabilidade, pois o condomínio possui ponto com carregador para carros elétricos, patinetes e bicicletas, portaria blindada com espaço delivery, home market, coworking, iluminação em LED, reservatório de reúso de águas pluviais e infraestrutura para aquecimento solar.

Foco na qualidade de vida

 

Outra opção de empreendimento que tem como foco a qualidade de vida dos moradores foi lançado na cidade, em novembro do ano passado. O condomínio vertical de alto padrão conta com três torres residenciais, que serão construídas na Rua Antonio Perez Hernandez, 900, no Altos do Campolim.

Serão várias opções de plantas: de 75 m² com três dormitórios, sendo duas suítes; de 151 m² com quatro dormitórios, sendo três suítes; e a cobertura duplex, de 133 m², com três suítes e depósito.

 

No projeto, a construtora primou pela sustentabilidade, incluindo iluminação das áreas comuns em LED, carregador elétrico, reservatório de reúso das águas pluviais, infraestrutura para aquecimento solar, bacias sanitárias com duplo acionamento e torneiras com fechamento automático nos banheiros das áreas comuns. A construção oferece ainda mais de 20 itens de lazer, incluindo restaurante, enoteca, quadra de beach tennis e academia

 

Matéria pubicada em 24/08/2022

FONTE: G1