BRASÍLIA - O Ministério da Fazenda e a Caixa Econômica Federal divulgaram nota conjunta nesta sexta-feira, 4, para afirmar que o banco tem promovido medidas para adequar sua estrutura de capital ao plano de negócios deste ano e ao atendimento das políticas públicas previstas em 2018.
O presidente da Caixa, Nelson Souza, afirmou mais cedo que o banco público tem capital suficiente para este ano e o próximo para expandir a sua carteira de crédito de forma prudente.
De acordo com a Fazenda, a Caixa sempre busca uma alocação eficiente dos recursos, com gestão de risco adequada e respeito às melhores práticas bancárias.
"A atual estrutura de capital permite, na avaliação do Ministério da Fazenda e do comando da Caixa, a execução do plano de negócios previsto para o ano, sem a necessidade de capitalização mediante a utilização do FGTS", completa nota.
No começo do ano, o então presidente da Caixa, Gilberto Ochi, que deixou o cargo em abril para assumir a pasta da Saúde, havia ameaçado reduzir o crédito para habitação e infraestrutura, caso o Tribunal de Contas da União (TCU) não dê sua bênção para a operação de reforço de capital do banco com R$ 15 bilhões do FGTS.