A Caixa vai antecipar de março para fevereiro o lançamento do crédito imobiliário com taxas prefixadas. A nova previsão é que a linha seja anunciada por volta do dia 18 de fevereiro, apurou o Valor.
A mudança de data está relacionada ao IPO da Caixa Seguridade, previsto para ocorrer entre o fim de março e o começo de abril. A ideia é que o lançamento do crédito prefixado não ocorra no meio do processo.
A linha provavelmente será lançada em cerimônia no Palácio do Planalto, como foi feito quando a Caixa anunciou o crédito atrelado ao IPCA, em agosto do ano passado. Com o IPO em andamento, ficaria mais difícil dar a publicidade desejada ao assunto.
Diferentemente do crédito indexado pela inflação, que precisou de mudança regulatória, o financiamento prefixado não requer aprovação do Conselho Monetário Nacional, segundo um interlocutor que acompanha a questão. A Caixa já seria, inclusive, sinalização positiva do Banco Central a esse respeito.
Em entrevista publicada pelo Valor na segunda-feira, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, defendeu as taxas prefixadas como um caminho para ampliar a oferta de crédito imobiliário no país e resolver descasamentos de funding e distorções no mercado.
Com uma taxa travada por toda a vigência do contrato, o cliente não ficará exposto ao risco inflacionário e a Caixa poderá securitizar o crédito e vendê-lo no mercado, afirmou Guimarães.