A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) destacou que foram criadas 283.566 novas vagas de trabalho no setor nos primeiros nove meses deste ano. Isso equivale a 13,20% dos postos gerados no Brasil inteiro no período.
Com isso, o setor da construção emprega mais 2,5 milhões de trabalhadores com carteira assinada, informou a entidade, com base em dados conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho.
“Mesmo com a pandemia, o setor foi resiliente, superou os inúmeros desafios que o período impôs, cuidou de seus trabalhadores e respondeu de forma positiva para a economia do país. Isso mostra a força econômica e social da construção para o país”, afirmou, em nota, o presidente da CBIC, José Carlos Martins.
Segundo a CBIC, todos os segmentos de atividade da construção registraram aumento na geração de vagas no período de julho de 2020 até setembro de 2022. O destaque foi na área de construção de edifícios e serviços especializados, que responderam por 63,37% das novas vagas geradas no período
Matéria publicada em 04/11/2022