O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou que vai buscar parcerias com Estados e municípios para conceder subsídios de até 100% para compor a entrada de famílias interessadas na aquisição de imóveis dentro de programas habitacionais. Segundo o ministro, o governo federal também está estudando ampliar prazos de financiamento e reduzir juros em determinadas regiões para imóveis do programa Minha Casa Minha Vida.
Ele contou que nos próximos 10 a 15 dias serão publicadas as portarias com as diretrizes para a retomada das contratações de projetos do programa. Logo na sequência, o governo federal vai buscar parcerias para turbinar o programa.
"Nos próximos 10 a 15 dias devem começar a ser publicadas as portarias internas do ministério, e aí vamos começar as parcerias", declarou há pouco, em entrevista coletiva à imprensa. "O objetivo é levar ao maior número de pessoas a dignidade da casa própria".
Jader Filho disse que a intenção é cobrir até 100% do valor da entrada com subsídios por meio de subsídios compartilhados entre governos federal, estadual e municipal. Do lado da União, a fonte de recursos para isso poderia ser o FGTS ou o Orçamento Geral, enquanto as prefeituras poderiam acessar o Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).
Apesar de questionado, ele não deu mais detalhes sobre os valores nominais de subsídios, prazos nem taxas. Essas medidas estão em discussão dentro de um grupo que reúne os ministérios das Cidades, Fazenda e Casa Civil, além da Caixa Econômica Federal.
Já a oferta dos imóveis ficaria por conta das próprias incorporadoras, como já acontece hoje nas faixas 2 e 3 do MCMV, explicou.