A Caixa anunciou que disponibilizou a pausa do pagamento de prestações da casa própria por mais dois meses, mas clientes têm reclamado que não conseguem pedir a prorrogação.
A medida começou a valer ontem (27), mas há relatos de problemas para acessar o aplicativo e para fazer o pedido por telefone, canais divulgados pelo banco para a solicitação. Procurada pelo UOL, e Caixa reafirmou que a prorrogação está disponível e atribuiu os problemas ao grande volume de acessos.
Pausa pode chegar a seis meses
Com a medida anunciada ontem, o período total de adiamento chega a seis meses. No início da pandemia, a Caixa pausou as cobranças por três meses. Depois adicionou mais um mês, e agora, mais dois.
A pausa vale para financiamentos de imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida (Faixas 1,5, 2 e 3) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos.
Segundo a Caixa, os clientes pessoas física e jurídica que já tiveram a pausa temporária de 120 dias concluída poderão prorrogar o prazo por mais 60 dias. Quem ainda não optou por essa alternativa também poderá solicitar a pausa de 180 dias.
Para as empresas, a opção de pausa é válida para os financiamentos à produção de empreendimentos e para os financiamentos de compra e construção de imóveis comerciais (modalidade individual). As opções de pagamento parcial dos encargos ou carência também serão estendidas para até 180 dias, porém não poderão ser utilizadas em conjunto com a pausa.
A Caixa informa que a pausa no pagamento não isenta o cliente da cobrança de juros, seguros e taxas. Os valores dos encargos pausados serão somados ao saldo devedor do contrato e diluídos nas parcelas restantes. A taxa de juros e o prazo contratados inicialmente não sofrem alteração.