São Paulo - Após o ano de 2016 ser marcado pela deterioração das operações, os administradores da empresa de shopping centers Sonae Sierra Brasil incluíram uma mensagem com perspectivas mais otimistas no balanço da companhia, indicando que a recuperação pode ser mais rápida do que o previsto.
Eles citam que os sinais de recuperação econômica se intensificaram durante o quarto trimestre de 2016, com quedas mais acentuadas na inflação e nas taxas de juros. Os gestores também avaliam que 2017 começou de modo semelhante, com novas reduções das taxas de juros e inflação em queda.
"Este cenário, aliado às possíveis aprovações de medidas de ajuste fiscal, devem impulsionar a recuperação econômica do Brasil", dizem. "Com crédito mais barato e ambiente mais favorável para investimentos, acreditamos que a recuperação do varejo e do setor de shopping centers pode ser mais rápida do que previamente antecipado".
Os administradores reiteram que as prioridades da Sonae Sierra Brasil no curto prazo continuarão tendo foco na maturação da nova geração de ativos e o fortalecimento do portfólio.
"Do lado operacional, nossa companhia vai centrar-se no incremento das taxas de ocupação e na melhoria efetiva da qualidade do serviço. O desenvolvimento de projetos multiuso em terrenos adjacentes aos shoppings Uberlândia, Passeio das Águas e Franca, através de parcerias, deve fomentar gradualmente o fluxo de visitantes e acelerar o processo de maturação dos dois primeiros", afirmam, reforçando as projeções citadas nos últimos meses.
Além do fortalecimento dos ativos por meio de projetos multiuso, a companhia está centrando os esforços na gestão do mix de lojas, intensificando o papel social dos nossos centros de compras, amplificando a oferta de entretenimento e maior variedade gastronômica.
"Por fim, reafirmamos que a Sonae Sierra Brasil continua estudando cuidadosamente oportunidades de crescimento, especialmente nas principais áreas metropolitanas do país. Na medida em que as condições do macro e do setor de shopping melhorem, estaremos preparados para iniciar um novo ciclo de crescimento e criação de valor para nossos stakeholders".