Paula Cristina
Participar da Black Friday, oferecer descontos massivos, fazer contrato de aluguel com intenção de compra e até financiar moveis: essas são algumas das estratégias das construtoras para tentar elevar as vendas neste final de ano, e diminuir o sabor amargo do cenário recessivo. "O ano dos descontos", como foi considerado 2015 por especialistas e construtores, abre boas oportunidades de negócios, já que ter imóveis parados acarretam custos altíssimos ao construtor. "Imóvel parado é prejuízo. Cerca de 6% do valor do imóvel é o que a construtora paga para manter o imóvel", explicou o consultor imobiliário, Jeremias Calção.
Para tentar estimular as vendas, a construtora Even anunciou - até o fim do ano - a promoção Prontos para viver. Nos empreendimentos Luar do Pontal, RG e Viverde, todos no Recreio, no Rio de Janeiro, a construtora oferece dois tipos de proposta para os interessados. Descontos de até 32% na compra de uma unidade, ou descontos de 25% na compra de uma unidade toda mobiliada, como armários planejados, ar-condicionado nos quartos, box, espelhos, chuveiro, aquecedor, móveis e eletrodomésticos. "Esse tipo de ação é positiva porque atrela pagamentos de juro em apenas uma instituição", ponderou Jeremias.
Em Minas Gerais a construtora Garcia & Montovanni também resolveu inovar para tentar vender imóveis ainda este ano. Com a redução dos financiamentos imobiliários, a alternativa foi oferecer, nos imóveis prontos, contratos de aluguel com intenção de compra. "Fazemos um contrato de aluguel de 12 a 24 meses, nesse período, o comprador dilui a entrada, que tem sido uma das maiores dificuldades", afirmou ao DCI o diretor-geral da empresa, Antonio Montovanni.
O modelo de negociação valerá até o fim do ano e abrange três empreendimentos da empresa na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Imobiliárias - As imobiliárias também se organizaram para participar esse no da Black Friday, data conhecida por amplos descontos do varejo. No portal imobiliário VivaReal a ação promocional começou no início de novembro, e contou com a participação de 30 incorporadoras, o dobro do ano passado. Já a RealtON espera um aumento de vendas de 30% no mês de novembro, através de descontos que superam os 50%. Na ARE/MAX Brasil a promoção especial se deu no último fim de semana, e contou com 150 unidades distribuídas por todo o País, com serviço jurídico completo para assessorar a aquisição.