Os lançamentos da Helbor Empreendimentos no segundo trimestre de 2018 tiveram Valor Geral de Vendas (VGV) líquido de R$ 120,7 milhões, queda de 55% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados da prévia dos resultados operacionais divulgada há pouco pela companhia.
A empresa lançou apenas um empreendimento no segundo trimestre deste ano, contra dois no mesmo período de 2017. Considerando apenas a participação da Helbor nos lançamentos, de 80%, o VGV chegou a R$ 95,6 milhões, baixa de 38% na base anual.
As vendas contratadas, por sua vez, avançaram 3,9% na mesma base de comparação, chegando a R$ 345,4 milhões. Levando em conta somente a fatia da Helbor, de 74,3%, as vendas contratadas no trimestre subiram 19,2%, para R$ 256,8 milhões. A velocidade de comercialização, medida pelo indicador vendas sobre oferta (VSO), subiu em 1,4 ponto percentual (p.p.) ante o segundo trimestre de 2017, para 11,7%.
No acumulado do primeiro semestre, os lançamentos da Helbor registraram VGV de R$ 265,9 milhões, queda de 31,4%, com dois empreendimentos lançados, versus três no primeiro semestre de 2017. Levando em conta somente a sua fatia, de 60,9%, os lançamentos tiveram queda de 18,8% no VGV, a R$ 161,9 milhões.
As vendas contratadas subiram 3%, para R$ 611,9 milhões. Considerando somente a sua fatia, de 70,3%, as vendas apresentaram avanço de 2,7% nas vendas contratadas, a R$ 429,9 milhões, com a velocidade de comercialização subindo em 0,2 p.p, para 18,4%, segundo o VSO.