Responsável por cerca de 70% das vendas e lançamentos de imóveis, o Minha Casa Minha Vida está perto de passar por uma reformulação.
Diante desse cenário de incertezas, construtoras de todos os portes agem rápido para garantir que as mudanças no programa não comprometam os negócios nos próximos meses.
O programa habitacional, que completou 10 anos em 2019, reúne números grandiosos: foram mais de R$ 467 bilhões em investimentos e geração de mais de 3,5 milhões de empregos diretos. “O Minha Casa é o maior programa habitacional da história do Brasil. É também o mais democrático, já que o perfil de comprador não é só o mais vulnerável economicamente”, diz o professor de macroeconomia e doutor em relações de moradia, Érico Santana.
Apesar dos bons resultados e grande potencial no futuro – hoje o déficit habitacional gira em torno de 7,8 milhões de imóveis – a continuidade do programa foi colocada em dúvida, pelo menos nos parâmetros atuais.
As construtoras já fortalecem saldões para elevar a velocidade de vendas dos imóveis que se enquadram no programa, e criam soluções para tornar a compra atrativa.