Construtores, donos de lojas de material para construção e pedreiros realizaram na manhã desta terça-feira (22) um protesto em frente a agência da Caixa Econômica Federal na avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa, para cobrar a liberação do pagamento dos valores referentes aos financiamentos feitos programa do governo federal Minha Casa Minha Vida.
De acordo com os construtores, a falta de repasse tem prejudicado as construções de imóveis de valores de até R$ 180 mil. Em uma das faixas levada ao protesto, os manifestantes afirmaram que geram mais de 30 mil empregos. Pelo menos 187 construtoras participaram da manisfestação.
“A gente não sabe como funciona o programa mais, a gente não tem previsão de como vai voltar a funcionar o programa, temos laudos vencendo e temos laudos a vencer. Estamos esperando a liberação do contrato de financiamento entre construtora e cliente”, explicou o construtor Fábio Paiva.
Ainda segundo Fábio Paiva, o sistema que libera o registro de contratos de financiamentos está inoperante. Os construtores esperam um decreto do governo federal que regulamente o orçamento para que os recursos do programa sejam liberados.
No início da tarde desta terça-feira, um grupo de construtores se reuniram com gerentes da agência da Caixa Econômica, mas foram informados que os recursos ainda não estão liberados e os contratos seguem suspensos. Ainda segundo a Caixa, as reivindicações dos construtores foram encaminhadas para gerência nacional.