Notícias

16/08/2023

Crise da Country Garden leva junto outras construtoras chinesas (Valor Econômico)

Crise do setor imobiliário e a recente baixa nas vendas de novos imóveis se somam às crescentes tensões econômicas da China, o que causa ansiedade entre investidores

Um possível default da gigante Country Garden desperta maior ceticismo quanto à eficácia da ajuda das medidas da China para o setor imobiliário.

Um grupo de construtoras que recebeu assistência na forma de garantias estatais para as vendas de títulos em yuan foi o mais atingido nos últimos dias, depois que as perdas da Country Garden mostraram que tal ajuda não foi suficiente para evitar riscos aos pagamentos.

 

Autoridades chinesas anunciaram o plano de títulos há um ano para auxiliar incorporadoras selecionadas a levantar fundos, à medida que os juros no exterior disparavam e as vendas de novos imóveis — uma importante fonte de caixa — caíam. A Country Garden foi uma das primeiras construtoras participantes. O mesmo aconteceu com o CIFI Holdings Group, que deixou de pagar dívidas offshore pouco depois de vender um título em yuan garantido pelo governo.

 

Títulos em dólar de unidades da Gemdale e Seazen — incorporadoras que também estavam entre as primeiras escolhidas para emitir notas locais garantidas pelo estado — ampliaram as recentes perdas nesta terça-feira. Essas empresas tiveram o pior desempenho na segunda-feira em um índice da Bloomberg de títulos em dólar de alto rendimento da China, com quedas de pelo menos 16%.

 

A crise do setor imobiliário e a recente baixa nas vendas de novos imóveis se somam às crescentes tensões econômicas da China, o que causa ansiedade entre investidores em busca de medidas mais fortes para virar a maré, já que os pagamentos atrasados se ampliaram para produtos de investimento em um conglomerado financeiro. Nesta terça, o banco central do país reduziu inesperadamente uma importante taxa de juros, no maior corte desde 2020, pouco antes da divulgação de outra rodada de dados econômicos decepcionantes.

 

A Country Garden entrou em períodos de carência de 30 dias para dois cupons que deixou de pagar sobre títulos em dólar que venceram em 7 de agosto, levando o mercado de notas de alto rendimento da China às mínimas de 2023.

 

Mas a onda vendedora se intensifica.

As notas em dólar da Longfor Group e da China Vanke, duas entre as poucas incorporadoras com grau de investimento do setor privado do país, caíram pelo menos 5% na segunda-feira, com o pior desempenho em um índice de títulos de alto grau de investimento da Bloomberg. As notas também enfrentaram mais quedas nesta terça-feira.

 

Os títulos da Longfor já caíram 24% em agosto, de longe o pior desempenho no indicador de grau de investimento, mesmo com o suposto pagamento por uma unidade de um título de 1,72 bilhão de yuans (US$ 236 milhões) com vencimento nesta semana. A companhia foi a primeira incorporadora no ano passado a vender notas em yuan garantidas pelo governo.

 

“Para empresas como Longfor e Seazen, se tiverem fluxo de caixa suficiente para cobrir suas operações, podem sobreviver este ano”, disse Amy Kam, gestora sênior de portfólio da Aviva Investors Global Services. “Mas, se o mercado não melhorar até lá, quanto tempo podem durar?”, questiona. 

FONTE: VALOR ECONôMICO