03/08/2023

Crise imobiliária da China se aprofunda (Valor Econômico)

Projetos habitacionais inacabados ou aparentemente abandonados são uma visão comum em Tongling, uma cidade na província de Anhui, no leste da China.

"Compre um andar, ganhe outro de graça", dizia um anúncio em um local em desenvolvimento nos subúrbios. Mas, mesmo com a oferta generosa, o preço de 1,45 milhão de yuans (US$ 202 mil) ainda era muito alto para a maioria das pessoas, disse um morador local, explicando que os salários mensais na área giram em torno de 3 mil a 4 mil yuans.

"Mesmo se eles baratearem um pouco, ainda não haverá compradores", disseram eles.

Moradias não vendidas são apenas um sintoma da profunda queda do mercado imobiliário chinês, algo que até os formuladores de políticas oficiais começaram a admitir.

O Politburo do Partido Comunista reconheceu "grandes mudanças na relação entre oferta e demanda no mercado imobiliário da China" em sua última reunião em 24 de julho.

As vendas nacionais de novas moradias por área construída caíram 26,8% em 2022, recuando mais 2,8% no ano no primeiro semestre de 2023, segundo dados oficiais.

Os compradores são especialmente escassos em cidades de terceiro e quarto nível, como Tongling. Zhou Junzhi, analista da Minsheng Securities, estima que levaria mais de 13 anos para negociar todo o estoque imobiliário de Tongling.

Em um sinal de crescente preocupação com a queda do mercado imobiliário, o comunicado divulgado após a reunião do Politburo omitiu a linguagem usual de que "moradia é para morar, não para especular", um slogan que enquadra o esforço do governo para conter a bolha imobiliária do país.

O setor imobiliário e sua ampla gama de indústrias relacionadas geram cerca de 30% ou mais do produto interno bruto (PIB) da China. Embora isso tenha impulsionado um rápido crescimento quando a demanda era forte, agora está pesando sobre a economia.

O PIB real do segundo trimestre deste ano cresceu 0,8% em relação ao primeiro trimestre, quando havia avançado 2,2% sobre o quarto trimestre de 2022.

Nesse ritmo, alguns economistas agora veem o crescimento para o ano todo abaixo de 5%.

Desenvolvedores altamente endividados, como o China Evergrande Group, foram duramente atingidos pela política de tolerância zero com a covid aplicada pelo governo. Enquanto isso, a população da China começou a diminuir pela primeira vez em 61 anos no final de 2022.

O número de funcionários em empresas imobiliárias listadas no continente caiu cerca de 100 mil no ano passado, de cerca de 890 mil no final de 2021, de acordo com o provedor de dados Wind, com sede em Xangai.

"As demissões estão reduzindo o apetite das famílias por gastos", disse Meng Lei, estrategista do UBS.

A pressão sobre outras empresas endividadas está começando a aparecer. A cidade de Jiangyin, na província de Jiangsu, concordou em 19 de julho em comprar 80% do fabricante de materiais Jiangsu Huaxi Group por apenas 1 yuan. A empresa, administrada pelo vilarejo local de Huaxi, opera fábricas têxteis e siderúrgicas e já foi o centro econômico de um vilarejo que já foi considerado o mais rico da China.

Em 2011, olhando para o turismo como seu próximo grande gerador de lucro, o grupo construiu um hotel de 328 metros de altura e 72 andares no coração de Huaxi. Mas o hotel atraiu poucos clientes em uma área carente de atrações turísticas e agora está praticamente deserta.

A última demonstração financeira do Huaxi Group mostrou ativos líquidos de cerca de 14 bilhões de yuans no final de setembro de 2018. As autoridades locais foram forçadas a resgatá-lo depois que esses ativos perderam valor.

Os mercados financeiros estão de olho nos riscos que envolvem os veículos de financiamento do governo local (LGFVs), empresas estatais criadas para arrecadar dinheiro para gastos do governo local. As vendas de direitos de uso da terra - uma fonte crucial de financiamento - despencaram e estão surgindo rachaduras na suposição implícita de que o pagamento do LGFV é garantido pelas autoridades locais.

O Citigroup estima a dívida pública total da China - incluindo dívida com juros de LGFVs - em 108 trilhões de yuans, equivalente a cerca de 90% do PIB.

O Politburo disse na reunião da semana passada que a China deveria "formular e implementar um pacote de planos de compensação de dívidas".