Notícias

18/01/2024

Curitiba é a capital do Sul onde mais cresce a modalidade de empréstimo com garantia de imóvel (Bem Paraná)

O nome pode até não soar familiar. Mas o home equity, ou crédito com garantia de imóvel, vem se popularizando entre os proprietários de casas e apartamentos da capital do Paraná

O nome pode até não soar familiar. Mas o home equity, ou crédito com garantia de imóvel, vem se popularizando entre os proprietários de casas e apartamentos da capital do Paraná. De acordo com levantamento realizado pela maior plataforma de crédito imobiliário do Brasil, a Credihome by Loft, Curitiba teve um aumento de 242% no número de contratos de home equity aprovados em 2023. A alta é a maior entre as capitais da região Sul. Em volume de crédito concedido (valor das concessões), a variação anual foi ainda maior, de 396%.

 

“O crédito com garantia de imóvel ainda não é totalmente difundido porque muitas pessoas simplesmente não conhecem essa opção, que oferece condições mais vantajosas e juros mais atrativos do que outras modalidades de empréstimo. Mas esse cenário vem mudando ano a ano e vemos isso refletido nos números. A opção tem dado sinais de que começa a cair no gosto do brasileiro”, explica Carlos Nogueira, Diretor da Credihome by Loft.

 

A modalidade tem atualmente a menor taxa de juros do mercado. “Trata-se de uma linha de crédito livre com taxas muito menores, principalmente quando comparada ao crédito pessoal, que é o tipo de empréstimo mais comum no Brasil. Isso porque o banco ou instituição financeira consegue garantir juros mais baixos quando tem um bem, no caso o imóvel, cedido em garantia. Se o risco assumido pelo banco ou instituição financeira é menor, consequentemente, os juros também são”, afirma Nogueira.

 

De acordo com a fintech, a taxa de juros do Home Equity gira em torno de 11,4% ao ano, enquanto a taxa de juros do crédito pessoal chega a 119% ao ano. “O prazo para quitação do empréstimo também tende a ser mais longo do que em outras modalidades, podendo chegar a 240 meses (20 anos). No crédito pessoal, por exemplo, o prazo costuma ser de 60 meses (5 anos)”, completa o executivo.

 

O Grupo Loft (loft.com.br) é uma startup que atua em parceria com as imobiliárias e usa novas tecnologias para facilitar a compra, a venda, o financiamento e o aluguel sem fiador.

Seu conjunto de soluções para imobiliárias, compradores e vendedores engloba a maior plataforma brasileira de aluguel sem fiador (CredPago), financiamento imobiliário e home equity (Credihome by Loft), sistemas de gestão de vendas e administrativos (CRM Vista), inteligência proprietária de dados de precificação de imóveis e o marketplace Loft de compra e venda.

 

O Grupo Loft está focado em ajudar imobiliárias a crescerem rapidamente, criando uma comunidade colaborativa que busca transformar positivamente o mercado, com valores fundamentais como transparência, confiança, regras claras e sem bypass.

Presente em todos os Estados do Brasil e no México, o Grupo é o mais completo ecossistema imobiliário da América Latina, que conta com mais de 7 mil imobiliárias clientes ativas, em mais de 600 cidades, e 140 mil imóveis à venda em seu marketplace.

Fundado em 2018 por Florian Hagenbuch e Mate Pencz, o Grupo Loft é apoiado por alguns dos mais importantes investidores globais, incluindo Andreessen Horowitz, CPPIB, D1 Capital, DST, Monashees, QED Investors e Vulcan Capital.

O Grupo Loft (loft.com.br) é uma startup do mercado imobiliário que atua em parceria com as imobiliárias e usa novas tecnologias para facilitar a compra, a venda, o financiamento e o aluguel sem fiador.

FONTE: BEM PARANá