A incorporadora Cyrela, que realiza empreendimentos de médio e alto padrão, e também atua no segmento econômico, divulgou há pouco sua prévia operacional do quarto trimestre.
No período, a companhia atingiu R$ 1,5 bilhão em vendas líquidas, contabilizando apenas sua participação nos projetos e excluindo as permutas. O valor é 11% maior do que o encontrado no mesmo período de 2021.
Já os lançamentos tiveram uma queda de 38,7% no mesmo intervalo, ao se contabilizar apenas a participação da incorporadora, para R$ 1,44 bilhão.
Os dados das vendas e lançamentos totais do trimestre, com o resultado dos parceiros, apontam tendência diferente, com aumento de 10,4% nos lançamentos, que saltam para R$ 2,8 bilhões no quarto trimestre, e incremento de 70,9% nas vendas líquidas (R$ 2,7 bilhões).
A incorporadora lançou 15 empreendimentos entre outubro e dezembro do ano passado.
A velocidade de venda, medida pelo índice de venda sobre oferta (VSO), dos últimos 12 meses, fechou o quarto trimestre em 47,7%. É uma performance melhor do que os 44% registrados no último trimestre de 2021.
A safra de lançamentos do quarto trimestre de 2022 foi 58% vendida, informa a incorporadora.
Em todo o ano de 2022, a Cyrela atingiu R$ 5,5 bilhões em vendas líquidas, contabilizando apenas a sua participação nos projetos, um aumento de 20,2% ante 2021. O total das vendas, incluindo parceiros, soma R$ 7,9 bilhões no período, alta de 43%.
A incorporadora lançou 48 empreendimentos ao longo de 2022, com valor geral de venda (VGV) de R$ 5,8 bilhões, exclusivo de sua participação. É uma pequena retração de 3,4% ante 2021. Já ao se levar em conta os lançamentos totais, com parceiros, há um aumento de 28,3% no VGV lançado, que sobe para R$ 9,1 bilhões no ano.
Matéria publicada em 18/01/2023