A Direcional Engenharia vai realizar, amanhã, seu primeiro lançamento virtual. É um projeto a ser desenvolvido em Novo Gama (GO), enquadrado na faixa 1,5 do Minha Casa, Minha Vida, com Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 38 milhões. Segundo o diretor nacional de incorporação e comercial, Paulo Assis, a empresa tem interesse em apresentar, nesse modelo, outros empreendimentos ao mercado, mas, “para que isso tome corpo”, precisa avaliar a demanda.
Restrições de funcionamento de estabelecimentos comerciais considerados não essenciais e diminuição da circulação de pessoas têm levado incorporadoras a reforçar suas apostas nos meios digitais para dar continuidade às suas atividades operacionais. A MRV Engenharia, que também atua no programa habitacional, tem lançado projetos virtualmente. Outra mineira, a CAC Engenharia, tem dois lançamentos virtuais de empreendimentos do programa habitacional previstos para maio.
O cantor sertanejo Leo Chaves irá participar do lançamento da Direcional. De acordo com Assis, a incorporadora não revisou as premissas de comercialização do projeto em relação às expectativas que teria caso o empreendimento fosse apresentado da maneira tradicional, em um estande de vendas. Isso porque a avaliação feita a partir da quantidade de clientes interessados nas unidades de Novo Gama que entregaram documentos à equipe de vendas sinaliza que existe demanda pelo produto.
Considerando-se somente a parte própria nos empreendimentos, a Direcional lançou R$ 122,4 milhões no primeiro trimestre, 61% abaixo do Valor Geral de Vendas (VGV) do mesmo período de 2019. A companhia postergou a apresentação de parte dos projetos devido ao impacto na economia da disseminação do coronavírus. “Não vamos manter o mesmo ritmo de lançamentos”, diz Assis.
Segundo o executivo da Direcional, a empresa está analisando, entre os empreendimentos que tinha previsão de lançar, com quais faz sentido prosseguir. A companhia pretende fazer lançamentos virtuais apenas de projetos do programa habitacional.
Os produtos serão apresentados pelo site da Direcional, os documentos podem ser enviados, por e-mail ou Whatsapp, pelo cliente e, em seguida, pela incorporadora para análise de crédito pelo banco. A assinatura digital do contrato foi implantada no ano passado. Conforme Assis, após a pandemia, as vendas da companhia caíram, mas em proporção menor do que as de empresas que “não tinham plataformas digitais robustas”.
Em janeiro, a MRV fez um piloto de lançamento digital. A empresa conta com 19 empreendimentos apresentados nesse formato. Com a mudança do cenário, em março, o uso do modelo foi acelerado, e há outros lançamentos digitais previstos. “Nossa plataforma virtual estava pronta para isso”, disse Rafael Menin, copresidente da MRV.
“Há quatro semanas, achamos que iríamos parar completamente”, diz o presidente da CAC Engenharia, Cristiano Coluccini. Diante de restrições de circulação por conta do coronavírus e da mudança do ambiente econômico, a CAC apostou em lançamentos virtuais de empreendimentos. O primeiro deles está previsto para 7 de maio, no Rio. No fim do próximo mês, haverá outro, em Contagem (MG).
O projeto da CAC, no Rio, tem VGV de R$ 43,5 milhões e será destinado às faixas 1,5 e 2 do Minha Casa, Minha Vida, com preço médio por unidade de R$ 145 mil. O empreendimento de Contagem possui VGV de R$ 46,86 milhões, preço médio de R$ 165 mil por unidade e se enquadra na faixa 2 do programa habitacional.
Conhecida pelos imóveis compactos, a Vitacon fez lançamento virtual de projeto de médio padrão, na Avenida Paulista, há três semanas, com VGV de R$ 320 milhões. O empreendimento é voltado a investidores e compradores finais. Há dois outros projetos em fase de pré-lançamento que serão apresentados virtualmente.