Aumentar a poupança doméstica será um dos desafios mais difíceis do Brasil nos próximos anos. Tradicionalmente baixa, a taxa despencou nos dois últimos anos, atingindo 14,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015, um nível muito fraco em comparação com grande parte dos países emergentes e até mesmo para os padrões brasileiros. De 2010 a 2013, por exemplo, ela oscilou na casa de 18% a 18,5% do PIB. No primeiro trimestre deste ano, ficou em 14,3% do PIB.
Em 2016, é possível que haja novo recuo, num cenário que prossegue desanimador para a poupança das empresas e a do setor público. Segundo analistas, foram as duas que arrastaram para baixo a taxa em 2014 e 2015.
Pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), Samuel Pessôa diz que a principal consequência da baixa taxa de poupança é a dificuldade para financiar o investimento, o que afeta as perspectivas para o crescimento da economia. Poupar pouco implica em juros mais altos e num câmbio mais valorizado, segundo Pessôa. Por poupar o equivalente a quase 50% do PIB, a China tem facilidade para ter juros mais baixos e manter o câmbio num nível mais depreciado.
Para Pessôa, a desaceleração da economia nos últimos anos afetou a capacidade de geração de caixa das empresas. Ao gerar menos caixa e manter a distribuição de dividendos, a poupança das empresas caiu nos anos recentes, avalia ele. Ao mesmo tempo, a poupança pública também piorou. O superávit primário se transformou num déficit a partir de 2014, e o investimento público caiu com força. Esse movimento explica a forte queda da taxa de poupança nos últimos dois anos, na avaliação de Pessôa.
Para 2016, a expectativa é que a taxa de poupança continue a encolher, na avaliação de economistas como Nelson Marconi, professor da Escola de Economia de São Paulo (EESP) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Ele lembra ainda que o ano segue difícil para as empresas, que sofrem com a recessão e os juros altos. No caso do setor público, as perspectivas também são complicadas. Deve haver mais um déficit primário, provavelmente superior ao rombo de 1,9% do PIB do ano passado, e o investimento público também deverá ser muito fraco. Num mundo com inflação, a poupança pública é a combinação do resultado operacional das contas públicas (que leva em conta a correção monetária, ou seja, o impacto da inflação) e do investimento, diz Pessôa.
Um dos passos para recuperar a poupança doméstica é melhorar o resultado fiscal, afirma o economista Fernando Honorato Barbosa, do Bradesco. "A primeira candidata é a poupança do governo", diz ele. Uma melhora do resultado primário ajuda na situação das contas públicas, criando condições para o país ter juros mais baixos.
Isso ajuda na recuperação do investimento, observa Barbosa. Com juros perto do equilíbrio e uma política fiscal contracionista, o risco de uma explosão de consumo é pequeno, segundo ele. Nesse quadro, haveria uma perspectiva mais favorável para a poupança.
Para Pessôa, a poupança vai começar a inverter a trajetória de queda quando crescimento da economia voltar. Ao longo do ciclo econômico, é o crescimento que lidera a poupança, diz ele.
Elevar a taxa de poupança de modo mais estrutural, porém, será um processo muito mais complicado. Além de uma melhora da situação das contas públicas, Pessôa considera importante a aprovação de medidas como mudanças na Previdência Social. No Brasil, o incentivo para as famílias pouparem é muito pequeno ou inexistente. "O nosso contrato social oferece muito seguro público", afirma Pessôa.
Ele cita um trabalho dos economistas Ricardo Brito e Paulo Minari, mostrando que mais de 95% das pessoas que estão no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) "não necessitam poupar durante a vida ativa", porque conseguirão manter o padrão de consumo, mantidas as atuais taxas de reposição (indicador que compara o montante recebido antes e depois da aposentadoria). O RGPS engloba os trabalhadores do setor privado e os celetistas do setor público e de empresas estatais.
Pessôa diz que, no Brasil, as famílias poupam o equivalente a 5% do PIB, um número muito inferior aos 22,5% do PIB registrados na China. Os chineses poupam em excesso, porque o país tem uma rede de proteção social precária, mas os brasileiros poupam muito pouco.
Presidente da Associação Keynesiana Brasileira (AKB), Marconi avalia que a retomada dapoupança depende da recuperação do investimento. Ele diz que a poupança de fato ajuda a financiar o investimento, mas considera que o investimento é quem comanda o ciclo, e não apoupança.
Exportações e concessões em infraestrutura devem contribuir na retomada da economia, o que passa também por um ajuste fiscal bem feito, diz Marconi. Com um câmbio mais desvalorizado e juros menores, haverá mais estímulos ao investimento, o que ajudará a puxar a poupança. Se avançar nessas direções, ele acredita que a taxa de poupança poderá chegar em alguns anos à casa de 22% do PIB.
Pessôa é mais cético, acreditando que um nível na casa de 20% do PIB é mais factível, se o país fizer tudo certo. Se chegar a essa taxa, o Brasil poderia absorver uma poupança externa equivalente a 4% do PIB, ou seja, poderia ter um déficit em conta corrente dessa magnitude, avalia ele.
Isso implicaria numa taxa de investimento de 24% do PIB (20% do PIB da taxa de poupançadoméstica mais 4% do PIB de poupança externa), o que, combinada com aceleração dos ganhos de produtividade, poderia fazer o país crescer a um ritmo de 4%. Com a economia avançando a esse ritmo, um déficit em conta corrente de 4% do PIB não seria insustentável, porque o passivo externo líquido não explodiria. O indicador mostra a diferença do estoque de ativos e passivos em moeda estrangeira do país, como reservas, investimentos estrangeiros diretos, investimentos brasileiros diretos no exterior, aplicações em ações e renda fixa e empréstimos.