O diretor-presidente da Tesla, Elon Musk, disse em sua conta no Twitter que, depois das ações e das criptomoedas, o mercado imobiliário será o próximo a sofrer fortes consequências do aumento da taxa de juros.
O bilionário avaliou a atual queda da renda variável e os próximos rumos do mercado imobiliário ao comentar um meme em que mostra o ceifador atacando as ações e criptomoedas e, em seguida, batendo na porta do "real state".
Isso porque, conforme pontuou a agência Dow Jones, o setor imobiliário é muito mais lento para reagir a taxas de juros crescentes ou a uma economia em desaceleração, uma vez que leva muito mais tempo para comprar ou vender uma casa do que para descarregar dogecoin ou ações da Netflix.
Como escreve, nesta quarta-feira (15), Orla McCaffrey, do “The Wall Street Journal”, os americanos nunca estiveram com casas tão caras, graças ao aumento dos preços dos imóveis. O patrimônio imobiliário total aumentou 20% no primeiro trimestre, para um recorde de US$ 27,8 trilhões.
Mas esses dados estão atrasados, como bem lembra a Dow Jones. As taxas de juros aumentaram e o negócio de hipotecas desacelerou. Musk não é o único a prever que o mercado imobiliário tem sérios problemas à frente, com taxas de juros mais altas apenas começando a pesar nas vendas e nos preços das casas.
(Matéria publicada em 15/06/2022)