Após ter entregue, no último fim de semana, as unidades residenciais do seu empreendimento com a marca Fasano, a Even anunciou um novo projeto que une incorporação com o mercado hoteleiro.
Um fato relevante do último dia 10 apontava que um terreno de cerca de 20 mil metros quadrados vai abrigar um residencial e um hotel do grupo Faena, controlado pela Accor. A área fica na rua Diogo Moreira, esquina com a av. Eusébio Matoso, próxima ao shopping Eldorado.
Será o primeiro hotel da marca no Brasil. O Faena tem unidade em Buenos Aires, onde nasceu, e em Miami, onde chamou a atenção dos executivos da Even, que estavam em busca de outra marca para associar a um empreendimento. “Visitamos durante a [feira] Art Basel, gostamos muito da pegada de arte e do serviço de luxo”, afirma João Paulo dos Santos, diretor de incorporação da Even. O contrato foi assinado em abril. Pelo menos outras dez marcas foram consultadas, diz.
A Accor será responsável pela operação hoteleira e por atender os moradores do residencial, o que foi um diferencial para a Even. A incorporadora queria uma marca que já conhecesse o mercado brasileiro.
A Even fará toda a incorporação e deverá vender a parte do hotel após o lançamento do residencial. “Não interessa para a Even ficar com o hotel, a ideia é vender, como foi feito no Fasano”, diz Marcelo Dzik, diretor-financeiro. Em janeiro deste ano, a Even vendeu 80% do Fasano Itaim para Maurício Quadrado, Daniel Vorcaro e Augusto Lima, sócios do banco Master.
O terreno do Faena foi comprado em 2021, do grupo Malzoni. O grupo participará do desenvolvimento junto com a Even, afirma Dzik. A incorporadora terá um terço de participação no projeto, equivalente a R$ 1 bilhão em valor geral de venda (VGV). Segundo os executivos da Even, o restante vem de sócios, que não tiveram seus nomes divulgados.
Além do hotel e do residencial, o empreendimento terá um “arts center”, com espaço para eventos e restaurantes. A Even projeta ter 140 unidades residenciais de “altíssimo padrão” e mais uma centena de quartos de hotel.
A companhia quer lançar o empreendimento entre o fim deste ano e o início de 2024. O estande deve ser montado em breve, no local. O valor de venda do metro quadrado ainda não foi definido. Como comparação, o Fasano Itaim foi lançado a R$ 33,5 mil o metro quadrado em 2019, afirma Santos. “Temos informação que a última revenda foi na casa dos R$ 55 mil o metro quadrado”, diz.
O empreendimento faz parte de uma estratégia da Even de aumentar seu volume de lançamentos neste ano. Segundo Dzik, a incorporadora optou por ser mais cautelosa no ano passado e focar na venda de seu estoque, para “deixar o ano limpo e estruturado” para lançar mais, “se o mercado ajudar”, ressalta o diretor-financeiro.
Entre janeiro e março, a Even reportou um volume de lançamento 51,5% menor do que no início do ano passado, de R$ 196,3 milhões. Já as vendas líquidas subiram 21,3%, para R$ 306 milhões. A empresa prepara um VGV de R$ 500 milhões, que pode ser lançado no segundo trimestre, conta Dzik.
Nesta segunda-feira (15), a Even divulgou seus resultados do primeiro trimestre. O lucro líquido avançou 263% na base anual, para R$ 54,7 milhões. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) atingiu R$ 82,6 milhões, alta de 88,8%.
A empresa apresentou receita líquida de R$ 624,6 milhões, avanço de 35,7% em um ano, e margem bruta ajustada de 24,2%, queda de 3,4 pontos percentuais no mesmo intervalo.
A Gafisa também divulgou seus resultados ontem. A empresa reportou prejuízo líquido de R$ 34 milhões, ante lucro de R$ 115 mil no início de 2022. O Ebitda foi negativo em R$ 34,6 milhões, ante resultado positivo de R$ 18,4 milhões. A companhia obteve receita líquida de R$ 292,5 milhões, alta de 50% na base anual. A margem bruta recuou 4,3 pontos percentuais, para 10,3%.