A maior dificuldade da indústria da construção é a falta de mão de obra qualificada, que afeta 60% das construtoras, segundo recente Sondagem realizada pelo FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas). Este é o tema da atual edição do ConstruCarta.
Indagadas sobre os impactos da dificuldade com mão de obra sobre a entrega de produtos, a maior parte das empresas da construção registrou que não está tendo problema, mas 21% indicaram que estão atrasando entregas. As empresas dos segmentos de Serviços Especializados, as mais intensivas em mão de obra, são as que enfrentam as maiores dificuldades com mão de obra qualificada.
Em pergunta que permitia múltiplas respostas, sobre as ações das construtoras em relação ao problema, as empresas relacionaram: investir em capacitação interna (43%), oferecer mais benefícios (28%), realocar colaboradores da empresa (27%), mudar processos para reduzir dependência de mão de obra (19%) e aumentar salários (18%). Leia o Construcarta.