Notícias

20/12/2022

Fitch: setor de cimento tem perspectiva negativa impulsionada por queda na demanda (Estado de S.Paulo)

As perspectivas para o setor de cimento na América Latina são negativas, refletindo a redução da demanda e a inflação de custos, é o que aponta o relatório da agência de classificação de risco Fitch

As perspectivas para o setor de cimento na América Latina são negativas, refletindo a redução da demanda e a inflação de custos, é o que aponta o relatório da agência de classificação de risco Fitch. Apesar do cenário desafiador, a expectativa é que as projeções de rating passem apenas por mudanças limitadas em 2023, diz o documento.

 

A Fitch espera que ocorram aumentos crescentes nas taxas básicas de juros na América Latina, bem como pressões inflacionárias contínuas no próximo ano. Segundo o relatório, esses fenômenos vão esfriar a demanda dos consumidores por reformas, mas as empresas estão bem posicionadas para um ambiente mais complexo.

 

“Acreditamos que o setor de cimento está bem posicionado para suportar uma deterioração modesta nos índices do perfil financeiro, mantendo as métricas dentro das faixas de referência da categoria de rating da Fitch”, diz a agência de classificação.

 

Para a Fitch, haverá menores estímulos por parte dos governos sul-americanos, além do desempenho mais fraco dos mercados de infraestrutura e habitação residencial em 2023. “Espera-se que alguns players com operações diversificadas e nichos de mercado resistam melhor a esse ambiente, compensando parcialmente a demanda de construção residencial mais fraca, enquanto mantém um ambiente geral de volume e preço relativamente mais saudável”, concluiu o relatório.

 

Matéria publicada em 20/12/2022

FONTE: ESTADO DE S.PAULO