Notícias

19/10/2022

Gafisa reduz lançamentos e eleva vendas no 3º tri (Valor Econômico)

Incorporadora, especializada em imóveis de médio e alto padrão, lançou apenas um empreendimento no trimestre, em Niterói (RJ)

Do terceiro trimestre de 2021 para o deste ano, a incorporadora Gafisa, especializada em imóveis de médio e alto padrão, elevou suas vendas líquidas em 143%, passando de R$ 75,8 milhões para R$ 184,5 milhões em valor geral de venda (VGV). A companhia divulgou sua prévia operacional na noite desta terça-feira (18).

 

O montante, no entanto, representa uma queda de 9,3% quando comparado ao desempenho de vendas do segundo trimestre deste ano.

 

A velocidade de negócios fechados, medida pelo índice de venda sobre oferta (VSO) foi de 8,8% no trimestre, aumento de 3,8 pontos percentuais ante o registrado no mesmo período do ano passado e uma queda leve de 0,3 ponto percentual sobre o segundo trimestre deste ano.

Entre julho e setembro, a incorporadora lançou um empreendimento, o Sense Icaraí, em Niterói (RJ), que somou VGV potencial de R$ 204 milhões. Esse volume é 70,5% menor do que o total lançado no terceiro trimestre de 2021, e também é um recuo de 56,7% ante o valor lançado entre abril e junho deste ano.

 

No acumulado de 2022, até setembro, a Gafisa atingiu R$ 621,3 milhões em vendas líquidas, aumento de 62% ante o mesmo período do ano passado. No mesmo intervalo, realizou R$ 730 milhões em lançamentos, volume 27% menor do que nos nove primeiros meses de 2021. Cinco empreendimentos foram lançados neste ano.

O estoque da incorporadora encerrou o terceiro trimestre em R$ 1,9 bilhão, queda de 6,15% ante o acumulado ao fim de junho. Entre as unidades em estoque, 16% já estão concluídas, 61% estão em fase de construção e 24% são lançamentos.

 

A incorporadora concentra 69% do seu estoque no Estado de São Paulo. Tem ainda 29% no Rio de Janeiro e 2% em outros locais.

No terceiro trimestre, a companhia também fez o pré-lançamento do empreendimento Cidade Jockey, em São Paulo, com VGV de R$ 340 milhões. Segundo a incorporadora, o projeto já tem estande de venda e uma campanha publicitária em vigor, e vai contribuir com as comercializações dos próximos trimestres.

 

O período entre julho e setembro também marcou na Gafisa a chegada do novo presidente, o carioca Henrique Blecher. O executivo era sócio e diretor da incorporadora Bait, que atua na Zona Sul do Rio de Janeiro, no alto padrão, e foi adquirida pela Gafisa em março deste ano.  

 

Matéria publicada em 18/10/2022

FONTE: VALOR ECONôMICO