Notícias

24/03/2022

IGMI-R Abecip registra ligeira elevação n resultado acumulado em 12 meses nos preços dos imóveis residenciais

A variação do IGMI-R/ABECIP em fevereiro (0,82%) foi praticamente idêntica à de janeiro (0,86%), garantindo uma ligeira elevação no resultado acumulado em 12 meses (17,11 em fevereiro contra 16,77% em janeiro

 

A variação do IGMI-R/ABECIP em fevereiro (0,82%) foi praticamente idêntica a de janeiro (0,86%), garantindo uma ligeira elevação no resultado acumulado em 12 meses (17,11 em fevereiro contra 16,77% em janeiro). Comparando os dois primeiros meses do ano em relação aos dois últimos do ano anterior, podemos ver na tabela abaixo uma aceleração nos resultados de 2022 comparados aos de 2021, excetuando o caso de São Paulo.

 

Com isso, o resultado acumulado em 12 meses foi similar entre as dez capitais analisadas pelo IGMI-R/ABECIP, sendo São Paulo a única exceção, passando de 21,05% em janeiro para 20,76% em fevereiro. Esse resultado de fevereiro ainda mantém São Paulo em primeiro lugar em termos do resultado acumulado em 12 meses, porém com uma diminuição da distância em relação às demais capitais, como pode ser visto no gráfico abaixo.

Os valores nominais dos imóveis residenciais em Belo Horizonte, Fortaleza e Recife se recuperam mais lentamente em termos relativos, ainda registrando variações acumuladas em 12 meses inferiores a 10%, abaixo das variações acumuladas nos índices de preços ao consumidor no período.

Os sentimentos dos empresários do Setor de Construção Civil, de acordo com os últimos dados da Sondagem do IBRE/FGV mostraram um recuo no Índice da Situação Atual, e um avanço no Índice de Expectativas em fevereiro, porém o gráfico abaixo mostra que na verdade os dois continuam oscilando sem uma tendência clara nos últimos meses. 

 

 

 

A evolução do mercado de imóveis residenciais no Brasil ao longo dos próximos meses permanece sujeita a incertezas ligadas à recuperação do mercado de trabalho e à elevação dos preços em geral, agora somadas aos efeitos do conflito na Europa. 

 

 

FONTE: ABECIP