Em busca de alternativas na negociação de imóveis, imobiliárias de Goiânia estão fechando parcerias com uma plataforma digital que realiza escambo. A ideia é que os produtos e serviços oferecidos no local sejam contabilizados em uma espécie de moeda digital - e exclusiva do aplicativo -, a X$. Com isso, é possível, por exemplo, adquirir lotes por meio de trocas.
A Tropical Urbanismo e Incorporação disponibilizou dois terrenos para venda em permuta em Aparecida de Goiânia e ambos foram comercializados em poucas horas.
“Todo mundo vende ou compra algo. O dinheiro em si é apenas uma espécie de moeda de troca. Então, se você vende algo que não tem interesse e troca por algo que você se interessa, isso sim faz sentido”, afirma Leandro Daher, diretor de empreendimento da Tropical Urbanismo e Incorporação.
O sócio da Palladium Imóveis, Vandson Mendes, conta que usa a plataforma há cinco anos e que vende alguns loteamentos no aplicativo. Ele afirma que usa o que ganha em X$ na compra de materiais de construção, ferramentas e até serviços como oficina.
“Eu uso a plataforma pela facilidade e por ter uma opção a mais nas negociações dos loteamentos. Na medida em que um lote é vendido, um outro já é reposto”, diz Vandson.
Atento a oportunidades - O empresário Henrique Junqueira foi um dos compradores de um dos terrenos disponibilizados na XporY.com. Ele é dono de uma distribuidora de gás de cozinha e oferece o produto na plataforma.
O empresário comprou um terreno de 300 m² no Setor Santa Luzia, em Aparecida de Goiânia. Segundo ele, o X$ acumulado com a venda dos botijões de gás é usado no dia a dia, para alimentação e lazer.
"A possibilidade da plataforma é muito ampla. Posso usar o X$ em serviços de salão de beleza para minha esposa, em quiropraxia, um tipo de tratamento para a coluna, e até em gerenciamento de redes sociais e empresas de vigilância para minha empresa", afirma Henrique.
Segundo ele, a vantagem maior é que se pode atingir um mercado e um público maior, ou seja, uma visibilidade mais ampla na sua área de atuação.
"Me cadastrei há 3 anos na plataforma e pretendo comprar mais imóveis por meio de X$. Coloco em média 30 botijões de gás por mês, o que gera cerca de X$ 3 mil a X$ 4 mil por mês", diz o empresário.
Alternativa - O fundador da plataforma XporY.com, Rafael Barbosa, explica que a negociação por meio do sistema de permuta multilateral ajuda quem vende e também quem compra o imóvel.
A ideia é uma aliada das empresas em cenários de dificuldade econômica. Segundo a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), nos últimos quatro meses, a venda de imóveis caiu no estado.
“A pessoa investe créditos de permuta em um patrimônio que irá se valorizar e render dinheiro”, conta Rafael.
Atualmente, a plataforma tem mais de 6.800 associados, que oferecem uma infinidade de produtos e serviços, tudo negociado em X$, moeda virtual que equivale a R$ 1.
“Os profissionais continuam produtivos, as empresas mantém o seu giro de estoque e, de quebra, aumentam seu poder de compra. Sem falar que a XporY.com também funciona como uma vitrine para a empresa ou o profissional autônomo”, explica Rafael.
Não há custo na adesão à plataforma. Porém, na hora de consumir, é cobrada uma taxa de 10% em R$ sobre o valor da compra. O cadastro no serviço é gratuito, e pode ser feito pelo portal da XporY.com, no aplicativo ou mesmo na loja física da empresa.
Além disso, novos associados podem fazer empréstimos em X$ e adquirir qualquer item oferecido. O valor emprestado em moeda digital poderá ser pago à medida em que o serviço ou produto ofertado for negociado.
Caso o empréstimo não seja quitado em X$ no prazo de 90 dias, o valor faltante deverá ser pago em dinheiro.