Notícias

21/02/2024

Imóveis: 2024 será o ano em que você, enfim, comprará sua casa? Veja o que dizem os especialistas (Money Times)

O mercado imobiliário paulistano dos padrões médio e alto começa 2024 com expectativas melhores do que as de um ano atrás

O mercado imobiliário paulistano dos padrões médio e alto começa 2024 com expectativas melhores do que as de um ano atrás. Os estoques de imóveis residenciais novos caíram, o que tende a pressionar preços e estimular que incorporadoras apresentem mais empreendimentos ao mercado.

Para este ano, o Secovi-SP, entidade que representa o setor, projeta expansão de até 5% nos lançamentos e nas vendas de unidades para as rendas média e alta, na comparação com 2023.

Como declarar o Imposto de Renda dos seus imóveis e aluguéis recebidos? Veja no guia gratuito do IR 2024 – é só clicar aqui para baixar. 

O cenário macroeconômico está mais promissor. Inflação e Selic continuam em queda, a renda da população está aumentando, o endividamento das famílias está diminuindo – ainda que continue elevado –, e a confiança do consumidor vem crescendo.

No ano passado, a taxa de desemprego ficou em 7,8%, alcançando o menor nível desde 2014, quando foi registrado o patamar mais baixo da série histórica, de 7%.

Esses fatores tendem a impactar positivamente a demanda por imóveis e a tomada de decisão de compra de moradias. Não é possível cravar quando as reduções da taxa básica de juros vão se refletir nos custos do financiamento habitacional, mas isso será um estímulo fundamental para o setor imobiliário, quando ocorrer.

Imóveis: Como ficam os preços e o financiamento imobiliário em 2024?

O que a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) não espera é que haja retração do crédito habitacional com recursos da aplicação preferida dos brasileiros, como ocorreu nos dois anos anteriores.

Investir em imóveis através da Bolsa de valores: receba relatório gratuito com indicações de fundos imobiliários que podem render “aluguéis” na sua conta. Clique aqui.

Não há motivos para queda de preços de imóveis, e já se fala que aumentos possam começar a ocorrer no meio do ano, refletindo estoques baixos e, em algumas regiões, produção mais restritiva, devido às novas regras para a incorporação imobiliária na capital paulista, após as revisões do Plano Diretor e da Lei de Zoneamento.

Vale a pena tentar entender quais são os prós e contras para a aquisição da casa própria e, se a opção for pela compra, não deixar uma boa oportunidade passar. Pensando nisso, o Money Times preparou uma reportagem especial para que você possa decidir se, afinal, 2024 será o ano em que comprará sua casa própria.

FONTE: MONEY TIMES