Motor do mercado imobiliário nos últimos anos, o segmento popular perdeu espaço nos últimos meses para o segmento Médio e Alto Padrão. O dado foi confirmado pelo Indicador Abrainc-Fipe, em primeira mão para o blog.
Os imóveis do programa Casa Verde e Amarela, antigo Minha Casa Minha vida, ainda representam a maior parcela das unidades lançadas (55,6%) e comercializadas (78,4%) nos últimos 12 meses, mas o segmento MAP vem sustentando o ritmo de vendas do setor.
De acordo com o levantamento, entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, os lançamentos de empreendimentos de Médio e Alto Padrão (MAP) cresceram 339,8%, com a chegada de 23.713 imóveis no mercado. Em 12 meses, a alta chega a 278,1% com 70.154 novas unidades. No mesmo segmento, as vendas tiveram uma elevação de 86,1% com 9.106 unidades comercializadas no trimestre e um acumulado de vendas de 30.481 imóveis em 12 meses, registrando uma alta de 34,4%.
Enquanto isso, os empreendimentos do Casa Verde e Amarela, antigo Minha Casa Minha vida, no trimestre móvel, os lançamentos registraram 24.080 novas unidades (-17,9%) sobre igual período do ano passado. Em 12 meses, foram 87.793 novos empreendimentos (-18,7%). Em termos de vendas, o segmento teve 23.283 imóveis comercializados no trimestre móvel (-19,2%) e 110.321 unidades vendidas nos últimos 12 meses, encerrados em fevereiro (-4,3%).
O segmento popular comemorou as últimas iniciativas do governo para estimular o setor, como o acréscimo de 12,5% a 21,4% no subsídio médio a partir do início de junho e com validade até 31 de dezembro deste ano.
No último trimestre móvel (dezembro/2021, janeiro e fevereiro de 2022) houve alta de 37% nos lançamentos de imóveis, quando comparado ao mesmo período do ano anterior (dezembro de 2020, janeiro e fevereiro de 2021). No intervalo atual (dezembro/21 a fevereiro/22), foram lançadas 47.793 unidades habitacionais de todos os tipos.
Com o resultado de fevereiro, o total de imóveis lançados nos últimos 12 meses, encerrados no segundo mês de 2022, atinge a marca de 158.263 empreendimentos, uma elevação de 24,8% sobre o período precedente.
As vendas no último trimestre móvel (dezembro/2021, janeiro e fevereiro de 2022) apontam para um leve recuo de 3,7% quando os dados são comparados ao período anterior (dezembro de 2020, janeiro e fevereiro de 2021). Todavia, nos últimos 12 meses, encerrados em fevereiro de 2022, houve uma alta de 2,1% nas vendas, com 143.310 novos imóveis comercializados.
Os dados referem-se ao levantamento realizado com 18 empresas associadas à ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), em parceria com a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Matéria publicada em 31/05/2022