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13/07/2022

Incorporadoras elevam vendas no segundo trimestre (Valor Econômico)

Distratos também aumentam no período, conforme as prévias operacionais divulgados por Mitre, Even, Melnick e Lavvi

Por Ana Luiza Tieghi e Fabiana Holtz 

 

Quatro incorporadoras divulgaram suas prévias operacionais ontem (12). Três delas tiveram em comum a alta nas vendas, mesmo com a economia desafiadora.

 

As vendas líquidas da Mitre encerraram o trimestre em R$ 189,4 milhões, 0,5% a mais do que no mesmo período do ano passado, mas 23,3% acima dos três primeiros meses de 2022. A incorporadora realizou dois lançamentos no trimestre, em junho, com valor geral de venda (VGV) de R$ 241,3 milhões, e que estavam 30% vendidos. Na comparação anual, houve alta de 1,8% no VGV lançado.

 

A velocidade de vendas, medida pelo índice de vendas sobre oferta (VSO) ficou em 14%, queda de 15,6 pontos percentuais ante o mesmo período de 2021. Já a VSO dos últimos 12 meses foi de 40,5%, estável.

 

No semestre, os distratos corresponderam a 3,8% da carteira de recebíveis, similar aos 3,4% registrados na primeira metade de 2021, mas cresceram 68,6% no trimestre, na comparação anual. Ainda assim, Fabricio Mitre, CEO, destaca que os clientes chegam ao repasse devendo, em média, pouco mais de 40% do valor da unidade, o que acomoda os juros mais altos.

 

No primeiro semestre, as vendas líquidas da Mitre somaram quase R$ 343 milhões, alta de 26,4% ante o mesmo período de 2021. Os lançamentos caíram 32,2%. A empresa ainda quer lançar entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões em 2022, e prevê mais 4 ou 6 empreendimentos, incluindo de altíssimo padrão.

 

Mitre analisa o semestre como positivo e critica a avaliação atual das incorporadoras. “As empresas estão ‘treidando’ a menos da metade do valor patrimonial, o mercado está excessivamente atento a variações de custo, mas não devemos mais ver aumentos bruscos”.

 

A incorporadora Even (considerando parceiros) reportou alta de 35% nas vendas líquidas no segundo trimestre (R$ 479 milhões), na comparação anual. No período, o VSO consolidado foi de 15%. No acumulado do semestre, as vendas caíram 22%, para R$ 731 milhões.

 

A empresa realizou quatro lançamentos no período, salto de 126% na base anual, para R$ 608 milhões. Desse montante, R$ 410 milhões foram em São Paulo e R$ 198 milhões no Rio Grande do Sul. Sem contabilizar as parcerias, o VGV lançado da Even passou de R$ 216 milhões para R$ 461 milhões.

 

No semestre, os lançamentos somaram R$ 1,4 bilhão, alta de 15% ante o mesmo período de 2021. Entre abril e junho, os distratos somaram R$ 96 milhões, sendo que a parte da Even corresponde a R$ 74 milhões - 13% das vendas brutas.

 

A Melnick, que atua na região Sul, elevou suas vendas líquidas em 148% no segundo trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram R$ 286 milhões comercializados, também um crescimento de 228,7% sobre os primeiros três meses deste ano.

 

Já em lançamentos, o VGV relativo apenas à parte da Melnick foi de R$ 112,3 milhões, queda de 58% em relação ao primeiro trimestre, em dois projetos. Na comparação com o segundo trimestre de 2021, houve alta de 14,8%.

 

Somando a participação de parceiros, o VGV lançado sobe para R$ 209,5 milhões, alta de 56,2% ante o mesmo trimestre do ano passado.

 

O VGV de unidades distratadas cresceu pouco em relação ao primeiro trimestre, mesmo com o aumento das vendas, e passou de R$ 34 milhões para R$ 39 milhões.

O VSO ficou em 21% de abril a junho, alta de 7 pontos ante o mesmo período do ano passado. No semestre, a incorporadora gaúcha vendeu R$ 373 milhões, mais 66,5% sobre os R$ 224 milhões da primeira metade de 2021.

 

A Lavvi foi a única a registrar queda nas vendas na comparação anual, de 12%. Porém, os R$ 450 em vendas líquidas significa alta de 177% ante as vendas entre janeiro e março deste ano. A empresa acumulou R$ 628 milhões em lançamentos, com dois empreendimentos, queda de 11% comparado com R$ 705 milhões de um ano atrás.

 

No acumulado do semestre, as vendas totais da empresa somaram R$ 613 milhões. Já o VSO entre abril e junho foi de 36%, ante 59% no mesmo período de 2021.

 

Os distratos somaram R$ 11 milhões no trimestre, alta de 89,8% no comparativo anual. Em relação às vendas brutas, o percentual foi de 2%, 1,3 ponto percentual acima do mesmo período de 2021

 

Matéria publicada em 13/07/2022

FONTE: VALOR ECONôMICO