Os imóveis à venda em São Paulo estão sendo anunciados 17,37% acima do valor real em novembro, é o que aponta o Índice Preço Real EXAME-Loft (IPR). O estudo mede a diferença entre o preço transacionado e o preço anunciado e é divulgado mensalmente pela Loft, uma das principais startups dedicadas ao mercado imobiliário no país.
Apesar dos preços dos anúncios ainda estarem distantes da realidade dos preços finais, o número mostra uma queda de 2,02 p.p. (pontos percentuais) com relação à edição anterior.O resultado também dá sequência a uma tendência de queda iniciada em setembro, quando o estudo mostrou uma quebra na sequência de altas desde dezembro de 2022.
“A redução da diferença entre os preços anunciados e efetivamente transacionados vem em queda desde a edição de setembro, o que é uma ótima notícia. Quanto menor a diferença, mais rápido tende a ser o caminho até que vendedores e compradores cheguem a um equilíbrio e fechem negócio. Mas a diferença ainda é grande, na casa dos 17% de média. E não é possível ainda assegurar que a redução seguirá”, comenta Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft.