O Itaú Unibanco (ITUB4) registrou um lucro líquido gerencial de R$ 8,435 bilhões no primeiro trimestre de 2023 (1T23), representando alta de 14,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em comparação com o trimestre imediatamente anterior, a alta foi de 10%.
O resultado do Itaú foi divulgado na manhã desta segunda-feira (8), antes da abertura de mercado.
O lucro do Itaú, assim, ficou em linha com as projeções do consenso Bloomberg de mercado, que projetava R$ 8,426 bilhões para o 1T23.
O retorno recorrente sobre o patrimônio líquido médio (ROE) anualizado foi de 20,7%, contra 20,4% verificados um ano antes e de 19,3%, vistos no quarto trimestre de 2022.
Os principais fatores que influenciaram esses resultados foram o aumento da receita com prestação de serviços e seguros, bem como o crescimento da margem financeira com clientes.
“Nesse trimestre entregamos, novamente, resultados robustos, com o ROE atingindo 20,7%. A estabilidade do índice de inadimplência acima de 90 dias se manteve em 2,9%, em uma carteira de crédito de R$ 1,2 trilhão, demonstrando a nossa qualidade na gestão de riscos. Além disso, a efetividade da gestão de custos e do programa de eficiência nos levou ao menor índice de eficiência de nossa história de 39,8%”, disse Alexsandro Broedel, CFO do Itaú Unibanco.
Custos de crédito do Itaú Unibanco
O custo do crédito aumentou 30,4%, para R$ 9,1 bilhões, em comparação com o mesmo período do ano passado, principalmente devido ao aumento da provisão para créditos de liquidação duvidosa nos Negócios de Varejo no Brasil.
A carteira de crédito total do ITUB4 cresceu 11,7% em relação ao primeiro trimestre de 2022, atingindo R$ 1,153 bilhões em março de 2023.
Entre os destaques estão os crescimentos de 11,4% em cartão de crédito, 24,2% em crédito pessoal, 21,3% em crédito imobiliário e 17,1% em crédito consignado em comparação com o mesmo período do ano anterior.
As receitas de serviços e seguros cresceram 6,7% no primeiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022, impulsionadas pelo aumento do faturamento de cartões, tanto em emissão quanto em adquirência, além do crescimento das receitas de administração de recursos e do aumento da produção de consórcios.
O aumento de prêmios ganhos também contribuiu para o crescimento de 10,9% dos resultados de seguros no mesmo período.
Meios digitais
O banco destacou ainda que a relevância dos meios digitais na atração e atendimento de clientes do banco segue em ascensão na instituição financeira. O Itaú Unibanco aumentou em 31,7% suas agências digitais no Brasil, e contratou profissionais na área de tecnologia, elevando o o quadro de colaboradores em 0,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Segundo Milton Maluhy Filho, presidente do Itaú, esse desempenho reflete a trajetória de consistência e solidez construída nos últimos anos, “com uma transformação cultural e digital calcada no exercício diário de ouvir os clientes e superar suas expectativas”.