Notícias

19/05/2021

Lançamento de imóveis acelera com juro baixo e salta 51% no segmento de alto padrão

A despeito da crise econômica, as incorporadoras parecem estar otimistas — sobretudo aquelas que vendem para as classes média e alta

A despeito da crise econômica, as incorporadoras parecem estar otimistas — sobretudo aquelas que vendem para as classes média e alta. Os lançamentos de imóveis saltaram 30,8% entre dezembro e fevereiro, na comparação com o mesmo trimestre móvel de um ano antes — ou seja, no pré-pandemia —, segundo números inéditos do Indicador Abrainc-Fipe.

No período, foram colocadas no mercado 34.876 unidades. E os lançamentos estão mais acelerados que as vendas, mostrando que as construtoras e incorporadoras esperam que o cenário de juros (ainda) baixos permitirá que esse estoque seja absorvido no curto prazo. A comercialização de unidades avançou “apenas” 18,6% na comparação anual. 

No Programa Casa Verde Amarela, que representa mais de 85% dos lançamentos, o estoque cresceu 27,1% no trimestre. Já nos segmentos de médio e alto padrão, a alta nos lançamentos foi de 51,2% na comparação com o pré-pandemia — aceleração notável, uma vez que, em 12 meses, os lançamentos nessa faixa ainda encolhem 19%. 

O Indicador Abrainc-Fipe é elaborado pela Fipe com informações de abrangência nacional da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). 

FONTE: O GLOBO