A incorporadora Cury, do segmento econômico, registrou vendas líquidas de R$ 753 milhões no quarto trimestre, um crescimento de 23% na comparação com o mesmo período de 2021. Ante o terceiro trimestre de 2022, no entanto, houve queda de 15%.
O preço médio das unidades vendidas foi de R$ 245 mil entre outubro e dezembro, alta de 7% ante um ano atrás.
A companhia lançou cinco empreendimentos no período, sendo três em São Paulo e dois no Rio de Janeiro, com valor geral de venda (VGV) potencial de R$ 556 milhões. A quantia representa queda de 29% sobre o montante do quarto trimestre de 2021 e um recuo de quase 40% ante o trimestre anterior.
“É o resultado da estratégia que adotamos, de concentrar lançamentos no primeiro semestre”, afirma João Carlos Mazzuco, diretor-financeiro da Cury.
A companhia elevou sua velocidade de venda no trimestre, medida pelo índice de venda sobre oferta (VSO), que atingiu 41%, alta de 3 pontos percentuais no ano.
Houve também incremento de 47% na geração de caixa, na comparação com um ano atrás, que atingiu R$ 136 milhões no trimestre.
Os distratos subiram 0,9 ponto percentual desde o quarto trimestre de 2021, para quase 10% das vendas brutas. O estoque da Cury subiu 8% no mesmo período, mas caiu cerca de 18% em relação ao terceiro trimestre de 2022, para R$ 1 bilhão. Desse total, 98% está em fase de lançamento ou construção.
A incorporadora terminou o ano com estoque de terrenos avaliado em R$ 10 bilhões, incremento anual de 3,5%.
Recorde em 2022
No acumulado do ano passado, a Cury atingiu recorde em vendas, lançamentos e geração de caixa.
Foram 23 empreendimentos lançados, que somaram VGV de R$ 3,3 bilhões, 19% superior a 2021. As vendas líquidas também atingiram R$ 3,3 bilhões no ano, aumento de 28%. A maior parte desse total, 53%, foi de unidades em estoque, ante participação de 39% em 2021.
O preço médio da unidade lançada pela companhia subiu 19% no ano, para R$ 263 mil.
A Cury registrou R$ 298 milhões em geração de caixa, aumento anual de 26%.
A VSO da incorporadora, nos 12 meses de 2022, ficou em 75%, crescimento de 3,3 pontos percentuais.
Os distratos corresponderam a 8,7% das vendas brutas, leve alta de 0,7 ponto sobre 2021.
A Cury já planejava, desde o final do ano passado, fazer um quarto trimestre mais tímido em lançamentos para concentrar projetos no início do ano, e segue esse objetivo, segundo Mazzuco. A empresa deve lançar ao menos R$ 1 bilhão até março, concentrar novos empreendimentos no primeiro semestre deste ano e ultrapassar os R$ 3,3 bilhões alcançados em 2022, afirma o executivo.
Mazzuco afirma estar otimista com o ano. Um empreendimento lançado neste mês em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, vendeu 30% das unidades em apenas uma semana, conta.
“Temos expectativa de continuidade desse cenário, a demanda para baixa renda é mais do que evidente, e as novas medidas do governo virão com um ‘upside’ para a gente”, diz.
A incorporadora aguarda anúncios com a volta do Minha Casa Minha Vida para planejar lançamentos em faixas mais econômicas do programa — atualmente, sua unidade média fica no teto da política habitacional.
Matéria publicada em 18/01/2023