Os lançamentos da Helbor no quarto trimestre de 2022 atingiram R$ 311,7 milhões em valor geral de vendas (VGV) líquido, queda de 13,2% em relação ao mesmo período de 2021, de acordo com a prévia operacional divulgada pela companhia nesta quarta-feira (18). Do montante, R$ 180,9 milhões correspondem a parte da Helbor.
No acumulado de 2022, os lançamentos ficaram em R$ 1,677 bilhão, um avanço de 10,8% sobre o ano anterior. As vendas somaram R$ 1,4 bilhão, praticamente estável na comparação anual.
Entre outubro e dezembro de 2022, foram lançados dois novos empreendimentos, enquanto no ano todo foram lançados 13 empreendimentos, dois a mais em comparação ao ano anterior.
As vendas brutas totais no trimestre atingiram R$ 268,2 milhões, um aumento 3,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já as vendas brutas parte Helbor totalizaram R$ 178,3 milhões no período, alta de 8,6% frente ao quarto trimestre de 2021.
Entre outubro e dezembro, as vendas líquidas totalizaram R$ 232,1 milhões — dos quais R$ 154,6 milhões correspondem à parte Helbor. Os distratos somaram R$ 36 milhões no trimestre, dos quais R$ 23,5 milhões correspondem à parte Helbor.
Das vendas totais, 28,4% correspondem à comercialização de unidades prontas, 59,4% em construção e 12,2% de lançamentos.
A velocidade de vendas total, medida pelo indicador VSO, foi de 7,6% entre outubro e dezembro, 1,2 pontos percentuais acima do indicador apresentado no quarto trimestre de 2021
Matéria publicada em 18/01/2023