Especializada em apartamentos do segmento econômico, a incorporadora Tenda registrou no quarto trimestre de 2022 R$ 704,2 milhões em valor geral de venda (VGV) em 9 empreendimentos lançados. O montante representa uma queda de 15,8% sobre o mesmo período de 2021.
O preço médio da unidade lançada pela empresa aumentou 36,7% na comparação com o quarto trimestre anterior, para R$ 202,2 mil. O aumento do preço dos imóveis é algo que tem sido buscado pela Tenda nos últimos trimestres para melhorar a rentabilidade dos seus projetos, mesmo que isso cause diminuição na velocidade das vendas, o que ocorreu no trimestre.
O índice de venda sobre oferta (VSO), que mede a velocidade de comercialização, fechou dezembro em 25,9%, queda de 6 pontos percentuais sobre o mesmo período de 2021. A Tenda somou R$ 657 milhões em vendas líquidas entre outubro de dezembro do ano passado, queda de 15,9% ante o quarto trimestre anterior.
Os distratos representaram 12,7% das vendas brutas da companhia, queda de 1,1 ponto percentual ante um ano atrás. A incorporadora terminou 2022 com banco de terrenos avaliado em R$ 15 bilhões em VGV, incremento de 21,6% no ano. Desse total, 47,6% é permuta.
Em todo o ano passado, a Tenda realizou 31 lançamentos, que somaram VGV de R$ 2,3 bilhões, queda de 24,4% sobre 2021. O preço médio das unidades lançadas ficou em R$ 197,2 mil, aumento de 32%.
As vendas líquidas da companhia caíram 26,7% no ano, para R$ 2,28 bilhões, assim como também caiu a VSO líquida, para 54,8%, recuo de 10,3 pontos percentuais sobre 2021. Já a participação dos distratos sobre as vendas brutas cresceu ao longo de 2022, em 4,6 pontos percentuais, para 18,1%.
Matéria publicada em 18/01/2023