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20/01/2023

Lavvi e Trisul concentram seus lançamentos no 4º tri (Valor Econômico)

Companhias optaram por colocar no mercado ao menos metade dos seus novos projetos apenas nos últimos três meses de 2022

Por Ana Luiza Tieghi

 

Incorporadoras que atuam no alto padrão em São Paulo, Lavvi e Trisul optaram por concentrar seus lançamentos no fim do ano passado, conforme mostram suas prévias operacionais, divulgadas nesta quinta-feira (19).

A primeira fez 50% do valor geral de venda (VGV) de seus lançamentos entre outubro e dezembro, enquanto a segunda deixou 62% do volume dos novos projetos para a porção final do ano.

 

Em todo 2022, a Lavvi lançou R$ 1,6 bilhão em VGV, 64% mais do que no ano anterior, em seis empreendimentos. O preço médio da unidade lançada pela companhia subiu 16% e atingiu R$ 1 milhão. As vendas líquidas da incorporadora totalizaram R$ 1 bilhão, alta de 55%.

Na soma do ano, houve geração de caixa de R$ 89 milhões, recuperação ante a queima de R$ 198 milhões em 2021.

 

No quarto trimestre, a companhia registrou grande aumento do volume em VGV tanto em lançamentos quanto em vendas líquidas, na comparação com o mesmo período de 2021.

Os lançamentos subiram 460% em um ano, para R$ 806,9 milhões, levando em conta apenas a sua participação nos empreendimentos. Dois projetos foram lançados entre outubro e dezembro de 2021. As vendas líquidas saltaram 392% no período, para R$ 539,4 milhões.

 

O estoque da incorporadora mais do que dobrou entre o fim de 2021 e de 2022. Houve alta de 129%, para R$ 1,3 bilhão. Desse total, apenas 0,8% se refere a unidades prontas. O banco de terrenos da Lavvi terminou 2022 avaliado em R$ 4,4 bilhões, ante R$ 4,1 bilhões no fim de 2021.

 

De janeiro a dezembro, a Trisul lançou VGV de R$ 1 bilhão, queda de 42% ante 2021. Desse total, R$ 617 milhões foram apresentados ao mercado no quarto trimestre, volume que foi 7% menor do que no mesmo período do ano anterior.

Três empreendimentos foram lançados entre outubro e dezembro. Em todo o ano, a empresa paulistana colocou quatro novos projetos no mercado.

 

As vendas líquidas totalizaram R$ 675,3 milhões no acumulado do ano, recuo de 10%. Entre outubro e dezembro, foram vendidos R$ 234,4 milhões, o que representa aumento de 43% sobre o mesmo trimestre de 2021.

No ano passado, a incorporadora fez seis entregas de empreendimentos, com VGV de R$ 655 milhões, queda de 30,8%.

 

O banco de terrenos da empresa se manteve estável na comparação com o fim de 2021, tendo oscilado de R$ 5 bilhões para R$ 4,9 bilhões em um ano.

 

Matéria publicada em 20/01/2023

FONTE: VALOR ECONôMICO