Levantamento realizado pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP) aponta que o número de imóveis lançados em Campinas (SP) aumentou 85% entre agosto de 2017 e julho de 2018, na comparação com o mesmo período de anos anteriores. O resultado do setor é o melhor desde 2014.
Diretor regional do Secovi, Marcelo Coluccini atribui o aumento a confiança do consumidor.
"A gente acredita que foi o aumento na confiança do consumidor, com base em notícias positivas do ponto de vista econômico, e também uma melhora nas taxas de juros e nas faixas de financiamento dos bancos privados e públicos. Tudo isso acabou gerando uma maior quantidade de negócios".
Das unidades lançadas, destaque para os imóveis de 2 dormitórios econômicos, responsáveis por 70% do total de unidades: 2.531 das 3.585 lançadas no período.
Como efeito de comparação, entre agosto de 2016 e julho de 2017 a cidade registrou o lançamento de 1.937 novas unidades.
A maioria dos imóveis econômicos foi vendida por até R$ 230 mil, de maior procura. "Esses imóveis se encaixam no programa Minha Casa Minha Vida, então tem uma série de incentivos que acaba facilitando a aquisição pelos interessados", destaca Coluccini.
Vendas - O levantamento do Secovi mostra que o setor registrou ainda aumento no número de unidades comercializadas. Foram 1.993 imóveis, alta de 13,5% no comparativo com o acumulado de anos anteriores.