O Painel do Mercado Imobiliário (PMI), levantamento feito pela plataforma Kenlo, identificou crescimento de 38% em transações fechadas no período, na soma de aluguéis e vendas, em comparação com igual período do ano anterior – 19.603 negócios neste ano e 14.201 em 2020. Em relação ao segundo trimestre deste ano, o terceiro trimestre apresentou bom desempenho, com crescimento de 16,5% para o mercado de imóveis usados no Brasil.
A pesquisa foi conduzida com 8,4 mil imobiliárias e 51 mil corretores de imóveis cadastrados na plataforma em âmbito nacional. Propostas e visitas também cresceram no terceiro trimestre de 2021, mas evoluíram em proporção menor - 16% e 3%, respectivamente.
“O número registrado dos negócios fechados para os imóveis usados aumentou em relação ao 3º trimestre de 2020 e, mesmo com a valorização dos usados, levou vantagem sobre o preço dos lançamentos que foram reajustados para cima por conta do repasse dos custos dos materiais de construção.
Mas a expectativa de um crescimento ainda maior do mercado de usados também arrefeceu diante das altas consecutivas da taxa de juros e encarecimento do crédito, que atingiram o mercado como um todo”, explica Denise Ghiu, especialista de mercado da área de inteligência.
A Kenlo é uma plataforma que oferece serviços e produtos com a proposta de integrar experiência digital, inteligência de dados e soluções de crédito e seguros para as imobiliárias locais