Num cenário em que empresas que já nasceram digitais, como QuintoAndar e Loft, conquistam cada vez mais espaço no mercado, a tradicional rede de imobiliárias Lopes - a maior do país, fundada em 1935 - está apostando na inovação como sua principal alavanca de crescimento. “O Lopes Labs [unidade de negócios com foco em inovação] representa presente e futuro. É uma parte vital da companhia para nossa sobrevivência e para garantir nosso crescimento”, disse ao Valor, Marcos Lopes, presidente da rede de imobiliárias.
A companhia é, segundo o empresário, a maior “proptech” (empresa de tecnologias aplicáveis a propriedades do setor imobiliário) e, por meio da CrediPronto, joint venture com o Itaú, a maior “fintech” do país. Em outubro de 2019, a Lopes captou, por meio de oferta pública restrita, R$ 147 milhões para sua transformação digital. Até o momento, investiu pouco menos de R$ 50 milhões do total.
“As empresas precisam dispor de mais informação e facilidade para os clientes. O digital é o facilitador que não existia antes”, diz o presidente. Segundo ele, franquias e corretores conectados na plataforma da Lopes têm conseguido ser “muito mais eficientes” no que chama de “tri-match” - aproximação de proprietários de imóveis, compradores e corretores.
Desde o fim de 2020, a companhia está usando inteligência artificial, a partir dos dados e retornos dos usuários do portal, para aprimorar seus algorítimos. “A Lopes tem uma quantidade absurda de dados e transações que possibilita potencializar o ‘tri-match’ cada vez mais”, diz Joaquim Torres, diretor digital. São 9 milhões de clientes, 265 mil imóveis cadastrados e, desde a abertura de capital, em dezembro de 2006, 474 mil transações. “Temos sido muito eficientes na mineração dos dados para a geração de negócios”, diz Lopes.
A cada mês, são gerados 80 mil “leads” - contatos dos interessados. No segundo trimestre, as visitas ao portal cresceram 158%, e o total de “leads” gerados aumentou 325%. Conforme a ferramenta SemRush, o portal da Lopes foi o com maior crescimento orgânico do tráfego nos últimos 12 meses.
Os algorítimos possibilitam recomendação a potenciais clientes de imóveis similares aos consultados. Quem pretende adquirir uma unidade pode verificar seu “poder de compra” a partir da renda mensal e do valor a ser será pago como entrada. Para proprietários, é oferecida avaliação online imediata do preço do imóvel a partir de respostas referentes às características da unidade. Há também a chamada “oferta ativa inteligente” de contatos de potenciais clientes aos corretores para cada lançamento.
“Estamos usando os algorítimos para oferecer recomendações cada vez mais certeiras aos clientes, aos corretores e à pessoa que está vendendo”, diz o diretor digital.
Segundo o diretor de relações com investidores, Matheus Fabricio, a Lopes tem buscado “capturar” mais imobiliárias e corretores. A companhia possui 121 imobiliárias de um total do mercado de 40 mil e 13 mil corretores de um universo de mais de 400 mil. Fabrício afirma que eficiência e tecnologia determinam quem sai na frente na disputa por consumidores. “Você vai capturar o cliente primeiro e oferecer a ele uma experiência melhor”, diz.
A Lopes vive fase de forte crescimento operacional. No segundo trimestre, o Valor Geral de Vendas (VGV) intermediado total cresceu 122%, para R$ 2,6 bilhões - a expansão das operações próprias foi de 111%, para R$ 1,33 bilhão e das franquias, de 134%, para R$ 1,26 bilhão.
A companhia tem 30% de participação no mercado nacional de lançamentos. “Queremos manter a liderança em lançamentos e dobrar o tamanho em franquias”, diz o presidente. Não há prazo definido para o crescimento buscado para franquias. “Mas não vamos sossegar enquanto não dobrarmos esse número. E, quando isso acontecer, vamos aumentar a meta”, diz Lopes, parodiando a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff. No primeiro semestre, houve inauguração de 25 lojas de franqueados.
A originação de financiamentos pela CrediPronto também está em expansão - aumentou 195%, para R$ 1,6 bilhão no segundo trimestre. “Estamos conquistando mercado, crescendo mais rapidamente do que os bancos”, afirma o diretor de relações com investidores. No semestre, o financiamento feito pela Credipronto chegou a R$ 3 bilhões, superando os R$ 2,9 bilhões de todo o ano de 2020.
No trimestre, a Lopes obteve lucro líquido de R$ 3,7 bilhões, revertendo o prejuízo de R$ 7,73 bilhões do mesmo período do ano passado. “A tecnologia é o que está nos permitindo entregar resultados cada vez melhores”, diz Torres. “Essa é a grande diferença da gente em relação às outras empresas de tecnologia no mercado imobiliário: somos geradora de caixa e damos lucro”, diz Lopes. Embora a companhia esteja no azul, isso ainda não ocorre com o Lopes Labs. Há expectativa que a unidade de negócios com foco em inovação comece a ser lucrativa neste ano.