26/07/2023

Mercado imobiliário de aluguel está aquecido em São Paulo (Monitor Mercantil)

O mercado imobiliário de aluguel está aquecido na cidade de São Paulo

O mercado imobiliário de aluguel está aquecido na cidade de São Paulo. Devido ao aumento nos valores dos imóveis e às incertezas quanto à economia, muitas pessoas estão decidindo alugar casas e apartamentos para morar em vez de comprar. Levantamento da proptech Propdo aponta para uma queda de 10% no número de transações imobiliárias na cidade de São Paulo entre janeiro e abril deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme o documento, esse movimento ocorre ao mesmo tempo em que o preço médio das propriedades cresce em torno de 2% e a taxa Selic se mantém em 13,75%, o que encarece os financiamentos.

Em contrapartida, o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), que é popularmente conhecido como a “inflação do aluguel”, teve deflação de 1,93% no Brasil em junho, segundo o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). No acumulado dos últimos 12 meses, o índice teve queda de 6,86%. Desde janeiro deste ano, a redução foi de 4,46%. Em São Paulo, segundo estudo da Propdo, os valores dos aluguéis subiram cerca de 10% em média no ano passado, puxado por bairros como Jardim Europa, Pacaembu, Alto de Pinheiros, Jardim Paulistano e Vila Nova Conceição.

Apesar da variação do Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R), da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) em junho (0,48%) ter sido superior à do mês anterior (0,41%), o índice manteve sua trajetória de desaceleração sob a perspectiva da variação acumulada em 12 meses, passando de 12,98% em maio para 12,07% em junho.

Essa desaceleração na variação acumulada em 12 meses foi registrada em todas as dez capitais consideradas, destacando-se a continuidade da convergência dos resultados regionais para a média nacional sob essa perspectiva. Analisando as variações das médias de cada primeiro semestre sobre as médias dos respectivos segundos semestres nos últimos três anos, vemos que essa convergência envolveu uma evolução diferenciada entre as capitais.

Enquanto São Paulo apresentou um patamar relativamente elevado em relação à média nacional no primeiro semestre de 2021, seus resultados desaceleraram nos dois anos seguintes, ficando mais próximos à média nacional. No outro extremo, Fortaleza, Recife e Porto Alegre saíram de patamares inferiores ao da média nacional em 2021, mas tiveram aceleração nas respectivas comparações semestrais em 2022 e 2023. Já Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Goiânia e Brasília seguiram o movimento do resultado agregado, acelerando entre 2021 e 2022, e desacelerando entre 2022 e 2023, sempre na perspectiva das variações das médias do primeiro semestre sobre as médias dos semestres anteriores.

Em termos de variações reais dos preços dos imóveis residenciais no Brasil, os resultados desse primeiro semestre de 2023 contrastam com a desaceleração das variações nominais, na medida em que os principais índices de preços mantêm uma tendência clara de desaceleração no período, que por sua vez alimentam a expectativa do início de um ciclo de política monetária menos restritiva a partir do segundo semestre.

A combinação dessa expectativa com o programa de incentivos a habitações populares impacta favoravelmente a percepção de demanda prevista para os próximos três meses por parte dos empresários do setor de edificações residenciais, como apontam os últimos resultados da Sondagem da Construção Civil do Ibre.

Por sua vez, o quesito Tendência dos Negócios para os próximos seis meses, captado pela mesma sondagem, ainda não apresenta a mesma tendência, apesar da oscilação positiva na última leitura. Esse desempenho reflete os desafios da economia brasileira que, apesar de resultados surpreendendo para o lado positivo nos últimos meses, vem apresentando sinais de desaceleração em alguns indicadores de nível de atividade nesse início de segundo semestre. No entanto, os efeitos das expectativas em relação à já mencionada mudança de rumo da política monetária e à aprovação de importantes reformas estruturais para a economia brasileira têm o potencial de impactar o nível de atividades nos próximos meses, e com ele o mercado de trabalho e a evolução dos preços dos imóveis residenciais.

FONTE: MONITOR MERCANTIL