Um levantamento feito pela consultoria Brain — Inteligência Estratégica e o indicador Abrainc-Fipe mostra que o aumento em imóveis de luxo e alto luxo aumentaram 14,8% entre janeiro e junho do ano passado em comparação com o mesmo período de 2021 Mercado imobiliário de luxo cresce e traz resultados positivos para o setor
Contrário à desaceleração econômica de 2022, o mercado de luxo no Brasil tem mostrado crescimento. Um levantamento feito pela consultoria Brain — Inteligência Estratégica e o indicador Abrainc-Fipe mostra que o aumento em imóveis de luxo e alto luxo aumentaram 14,8% entre janeiro e junho do ano passado em comparação com o mesmo período de 2021. Especialistas da área consideram que esse cenário é responsável pelo resultado positivo da indústria da construção civil.
De acordo com o empresário Eduardo Sandron, da Sanglass, os números trazem benefícios para diversas áreas, inclusive, no combate ao desemprego. Ele pontua que, no Rio de Janeiro, há boas expectativas. O crescimento tem se mantido em 2023, e o objetivo é que, ao final do ano, sejam alcançados resultados maiores ou iguais aos de 2022. "Nossas perspectivas para o mercado fluminense estão boas. Acreditamos em novos lançamentos. Os negócios de alta renda continuam em expansão. Só no ano passado, as vendas chegaram a R$ 16,753 bilhões. Isso nos mostra um caminho promissor pela frente, e o objetivo é que se mantenha em crescimento até o final de 2023", comentou.
Eduardo pontua ainda que, apesar de o ano passado ter sido desafiador, os resultados trouxeram melhores expectativas para 2023. Ele ressalta que, mesmo com a instabilidade econômica e incertezas políticas, foi possível ter resultados além dos alcançados anteriormente.
"Para que os resultados sejam ainda melhores, acredito que seja fundamental dar uma essência local aos imóveis. Por exemplo, no Rio de Janeiro, focar no que mais representa o carioca, com base em seus padrões de vida. O objetivo do mercado de imóveis e da construção civil é impactar positivamente a vida das pessoas, não só do público consumidor, mas da sociedade como um todo. Os últimos números mostram que estamos no caminho certo", concluiu.