Pesquisa FipeZAP+, realizada entre janeiro e fevereiro, aponta que aumentou a percepção de que os preços dos imóveis estão altos ou muito altos, correspondendo a 72% dos 2.360 participantes, usuários dos portais de imóveis Zap Imóveis e Viva Real. Entre os que acham que os preços atuais estão “razoáveis” estão 19% e “baixos ou muito baixos” estão apenas 4% dos respondentes.
Além disso, 38% acreditam que os preços devem subir ainda mais até dezembro. Entre os que acham que os preços vão estabilizar, são 30%. Já os que apostam na queda, estão apenas 13%.
Ainda assim, 43% dos participantes do levantamento FipeZAP+ têm pretensão de adquirir um imóvel nos próximos três meses. Entre os demais participantes, 13% declararam ter comprado imóvel nos últimos 12 meses e 21% possuem há mais de 12 meses.
Entre os que planejam comprar imóvel nos próximos três meses, apenas 9% pretendem adquirir unidades novas ou recém-lançadas, sendo que 49% vão procurar usados. O objetivo de 11% destes é o investimento, sendo que 70% quer a renda do aluguel e 30% pretende revender após a valorização do imóvel.
No aspecto objetivo, a proposta dos pretendentes a compradores é bem diferente daqueles que compararam imóvel nos últimos 12 meses: 42% fizeram o investimento para obter renda com aluguel.