Notícias

10/11/2022

MRV tem queda de 92% no lucro do 3º tri, queima R$1,2 bi de caixa (UOL)

A construtora revelou nesta quarta-feira que seu lucro de julho a setembro somou apenas 7 milhões de reais, montante 96,2% menor do que na mesma etapa de 2021

A MRV teve uma grande queda no lucro do terceiro trimestre, com recuo nas vendas no Brasil e receitas zeradas da unidade norte-americana Resia, mas sinalizou melhora futura das margens com repasse aos clientes de preços maiores de insumos.

 

A construtora revelou nesta quarta-feira que seu lucro de julho a setembro somou apenas 7 milhões de reais, montante 96,2% menor do que na mesma etapa de 2021.

 

No Brasil, a receita líquida encolheu 6%, para 1,64 bilhão de reais, uma vez que a MRV subiu os preços de imóveis para repassar preços maiores de insumos dos últimos trimestres. A margem de novas vendas aumentou 9 pontos percentuais, para 28%, mas as vendas diminuíram 13,3% ano a ano.

 

"Identificamos um cenário mais propício para repasse de aumento de custos", disse à Reuters o diretor de finanças e relações com investidores da MRV, Ricardo Paixão.

A construtora afirmou ter incrementado em 19% o valor médio das vendas no Brasil, ante INCC acumulado de 8,66%, alegando que sua prioridade é a recomposição de sua margem bruta, em detrimento do crescimento da operação.

 

Em outra frente, a Resia, braço da MRV nos Estados Unidos que vende empreendimentos para investidores fazerem locação, teve zero vendas no trimestre, ante 620 milhões de reais um ano antes e de 955 milhões de abril a junho.

Esse conjunto fez o grupo ter no trimestre um consumo de caixa de 1,22 bilhão de reais, ante geração de 343 milhões de reais no trimestre imediatamente anterior.

 

Segundo Paixão, a expectativa é acelerar lançamentos e vendas no Brasil neste quarto trimestre. Há também uma chance de venda de um empreendimento da Resia no período. Segundo ele, o aumento dos juros nos EUA e o consequente encarecimento do financiamento imobiliário tem ampliado a procura por aluguel, solução oferecida pela Resia.

Porém, o conglomerado pode ter nova queima de caixa no quarto trimestre.

 

A MRV&Co teve frustrados os planos de atração de investidor estratégico para a Resia, dado o cenário de alta de juros nos EUA que tem espantado interessados pelo negócio que costumam operar com dinheiro emprestado.

 

A MRV agora avalia a possibilidade de obter mais capital para a Resia por meio de uma oferta inicial de ações (IPO), mas Paixão declinou dar detalhes sobre prazos e montante.

A companhia afirmou que não fará novos "aportes da empresa na Resia e nem aportes relevantes na Urba".

 

O resultado operacional da MRV&Co no terceiro trimestre, medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) foi de 36 milhões de reais, um declínio anual de 90,6%.

A companhia fechou setembro com uma dívida líquida de 4,1 bilhões de reais, aumento de 44,8% em relação a junho. Com isso, a alavancagem medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda subiu de 1,83 para 3,42 vezes. 

 

Matéria publicada em 09/11/2022

FONTE: UOL