Notícias

08/12/2016

MRV vai entregar primeiro projeto com geração de energia

Boa parte dos lançamentos da MRV previstos para 2017 terá a tecnologia, segundo o co-presidente Rafael Menin.

A MRV Engenharia vai entregar, neste mês, em Salvador, seu primeiro empreendimento enquadrado no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida com geração de energia que permitirá compensar o consumo das áreas comuns dos edifícios. Boa parte dos lançamentos da MRV previstos para 2017 terá a tecnologia, segundo o co-presidente Rafael Menin.

Segundo o executivo, a maior incorporadora do país precisa ser "indutora" do novo modelo dos empreendimentos. Por enquanto, cerca de 5% dos projetos lançados têm a tecnologia.

"A conta de luz do condomínio é zerada, e o cliente deixa de gastar", diz Menin. A economia no custo de condomínio do empreendimento de Salvador, que possui 360 unidades distribuídas em três torres, é estimada em R$ 50 mil por ano. O condomínio deixará de desembolsar o valor porque vai gerar energia usando células fotovoltaicas instalada no teto dos prédios. Essa energia será usada apenas para a área comum.

A MRV investiu R$ 400 mil para instalar a tecnologia. Segundo Menin, é possível repassar o aumento do custo de produção dos edifícios para o preço, devido à percepção do cliente em relação ao produto. Na maior parte das cidades em que atua, a MRV oferece unidades com preços abaixo do teto do Minha Casa, Minha Vida. "O cliente está disposto a pagar de 5% a 10% a mais para comprar um produto MRV em relação aos da concorrência", diz.

Menin ressalta que todos os empreendimentos da MRV têm medidor individual de água, coleta seletiva de lixo e lâmpadas de LED nas áreas comuns. 

FONTE: VALOR ECONôMICO