Murilo Portugal, presidente a Febraban
As medidas econômicas anunciadas hoje pelo Presidente em exercício Michel Temer e detalhadas pelo Ministro Henrique Meirelles são muito positivas e importantes para o país. Entre essas medidas, há decisões que podem ter impacto imediato na redução do endividamento público, como o pré-pagamento pelo BNDES de recursos transferidos pelo Tesouro e o uso do fundo soberano para redução da dívida. Outras medidas envolvem mudanças estruturais de grande envergadura, como o limite de crescimento real zero para as despesas públicas e a simultânea flexibilização de regras para despesas obrigatórias.
Com a reforma da previdência social, cuja proposta será construída pelo governo em consulta com a sociedade, as medidas anunciadas deverão contribuir no médio prazo para recolocar a dívida pública em uma trajetória sustentável.
Penso que os anúncios feitos hoje contribuirão para acelerar o processo em curso de retomada da confiança no futuro por parte de empresários e consumidores. Esta confiança é essencial para a volta do crescimento econômico e da geração de emprego. A adequação do programa de concessões de serviços públicos às realidades do mercado certamente contribuirá para este processo.